[Archport] Projectos para o MNA. Ainda?
A Sra Ministra, a propósito do cortes orçamentais nas verbas atribuídas ao seu ministério, disse que tais cortes eram absolutamente indispensáveis e a Deputada Inês de Medeiros acrescentou que a Cultura "não pode ficar excluída dos esforços que se pedem a todos os portugueses".
Sou plenamente a favor de medidas de austeridade (embora planeadas com inteligência e não de acordo com interesses particulares).
O que me surpreende é que o Ministério da Cultura mantenha o projecto de transferência do Museu Nacional de Arqueologia para um novo edifício, obra que deverá custar muitos milhões de euros. E a crise não vai acabar dentro de dois ou três anos. Uma eventual recuperação vai demorar muito e mui tempo.
Ao Ministério da Cultura cumpre aplicar a si mesmo as regras de austeridade que considera uma obrigação de todos. Suspenda-se o projecto de transferência, bem como o nebuloso Museu das Descobertas ou Viagens. A Comissão Técnica nomeada é totalmente dispensável (ver notícia do blogue do GAMNA).
Haja bom senso, por favor. De outro modo há uma perda total da autoridade necessária para governar, resvalando-se para o descrédito e anarquia.
Francisco Sande Lemos