[Archport] Salvaguarda das Sete Fontes (Braga) na Assembleia da República
Ontem, dia 14, foram convocados para audição na Comissão de Ética, Sociedade e Cultura da Assembleia da República os peticionários que defendem a Salvaguarda do Complexo das Sete Fontes.
A sessão, presidida pelo Sr. Deputado Miguel Laranjeiro (PS) o relator nomeado, principiou às 14 horas e demorou cerca de uma hora e 15 minutos.
Após os representantes dos peticionários terem explicitado os motivos da suas preocupações relativamente às ameaças que pendem sobre o Monumento Nacional, os deputados presentes dos partidos da oposição, PSD, CDS, PCP e BE, colocaram toda uma série de questões, da mais diversa ordem.
Seguiram-se os esclarecimentos dos peticionários.
Infelizmente a sessão não foi tão produtiva como seria desejável pois os ministérios a quem o relator pediu esclarecimentos por escrito ainda não responderam, apesar do Deputado Miguel Laranjeiro ter oficiado nesse sentido em Maio, logo que foi nomeado. Apenas a Câmara Municipal de Braga facultou informações.
Os esclarecimentos do Ministério da Cultura, que tardam, foram considerados como indispensáveis.
A audição decorreu num ambiente tranquilo e simpático, tanto que mais que os deputados já visitaram a título individual as Sete Fontes ou conhecem o local, e possuem cada vez mais dados.
De acordo com o relator a análise do dossier vai prosseguir no próximo mês de Setembro.
Tudo indica que a petição possa ser discutida em Plenário no Outono, mas a agenda depende em muito do Sr. Presidente da Assembleia da República. Porém o Dr. Jaime Gama, quando recebeu em audiência os peticionários disse que atribuía grande importância ao Direito de Petição e na verdade desde que assumiu a Presidência da AR assim tem sido.
FSL