[Archport] Encontrados vestígios de estrutura portuária romana na praia fluvial de Favaios
(sublinhado meu)
Encontrados vestígios de estrutura portuária romana na praia fluvial de Favaios
por Agência Lusa, Publicado em 24 de Agosto de 2010 | Actualizado há 50 minutos
Vestígios arquitetónicos romanos de grande porte que poderão ter a ver com uma estrutura portuária foram encontrados emescavações arqueológicas na praia fluvial de Favaios, anunciou hoje o Parque Biológico de Gaia.
Em comunicado, a empresa municipal que gere os parques de Gaia refere que as escavações confirmaram também “a existência de vestígios de construção no alto do Castelo de Crestuma que poderão ter a ver com as suas funções de controle do Rio Douro e da sua travessia naquelas épocas”.
As escavações arqueológicas terminam sexta feira, estando programado para os próximos meses o tratamento por
arqueólogos tarefeiros do espólio encontrado, a que se seguirá o estudo científico por especialistas em arqueologia, geomorfologia, arqueobotânica e outras ciências.
Esta primeira intervenção arqueológica no Castelo de Crestuma (Parque Botânico do Castelo) foi patrocinada pelo Parque Biológico de Gaia e realizada pelo Gabinete de História, Arqueologia e Património da Confraria Queirosiana, com a colaboração da Gaianima e Solar Condes de Resende, na sequência de um protocolo assinado por estas instituições em novembro de 2009.
Os trabalhos foram planeados e coordenados pelos arqueólogos Gonçalves Guimarães e António Manuel Silva e dirigidos pelos arqueólogos Filipe Pinto e Laura Sousa, com a administração e logística coordenada pela especialista em património Fátima Teixeira.
A intervenção visou detetar possíveis vestígios de construções que justificassem o antigo topónimo castelo e estruturas romanas relacionadas com os vestígios de superfície anteriormente encontrados na cota baixa.
As escavações comprovaram o Castelo de Crestuma como “estação arqueológica de grande importância no contexto local e regional”, cujo estudo “poderá contribuir para aclarar alguns aspetos lacunares da História do Vale do Douro nos períodos tardo-romano e altimediévico até à Idade Média plena (séculos V-XII)”.
“Confirma-se a existência de grande quantidade e variedade de cerâmica de construção, transporte, armazenagem e doméstica das referidas épocas nas sondagens e escavações efetuadas”, salienta a fonte, acrescentando que também foi atestada a “ocupação com construções em toda a área do monte do castelo e na sua imediata periferia”.
http://www.ionline.pt/conteudo/75157-encontrados-vestigios-estrutura-portuaria-romana-na-praia-fluvial-favaios