Lista archport

Mensagem

Re: [Archport] [Histport] IGESPAR Newsletter Nº31

Subject :   Re: [Archport] [Histport] IGESPAR Newsletter Nº31
From :   "Jorge Castro" <cineasta@gmx.com>
Date :   Thu, 23 Sep 2010 17:14:10 +0200

IGESPAR uma boa fonte de despesa pública de muitos funcionários colocados por cunha



----- Original Message -----

From: Jorge Alves

Sent: 09/23/10 04:14 PM

To: histport@ml.ci.uc.pt

Subject: [Histport] IGESPAR Newsletter Nº31


  

24, 25 e 26 de Setembro de 2010

Jornadas Europeias do Património 2010
"Património: Um Mapa da História"


As Jornadas Europeias do Património, iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia, realizam-se anualmente no mês de Setembro, tendo como principal objectivo sensibilizar a população para a importância da protecção e da valorização do Património. Em Portugal, as Jornadas Europeias do Património realizar-se-ão este ano nos dias 24, 25 e 26 de Setembro.
O IGESPAR, coordenador nacional do evento, lançou o tema “PATRIMÓNIO: UM MAPA DA HISTÓRIA”, pretendendo vincar a estreita relação entre os sítios patrimoniais e os acontecimentos históricos que lhes estão associados. O Património, nas suas diferentes manifestações, documenta um percurso espaço-tempo das sociedades; viajar pelas cidades, percorrer o território observando vestígios, interpretando os cenários urbanos e rurais de factos históricos e políticos, da humanização das paisagens, da produção técnica e científica, literária ou artística, é como ter, entre mãos, um inesgotável mapa que nos ajuda a entender de onde viemos e a escolher para onde podemos seguir.
Com o objectivo de incentivar o usufruto dos espaços patrimoniais, diversas entidades, públicas e privadas, irão associar-se a este evento através da realização de um vasto leque de iniciativas, contribuindo para a aproximação física e emocional das pessoas aos monumentos, conjuntos e sítios.

Programa detalhado


Para saber mais

Jornadas Europeias do Património nos Monumentos do IGESPAR

Os Monumentos e Sítios Dependentes do IGESPAR, I.P. associam-se, como habitualmente, às Jornadas Europeias do Património, organizando um conjunto de actividades que decorrerão nos dias 24, 25 e 26 de Setembro.
A programação de cada Monumento/ Sítio poderá ser consultada nos seguintes quadros:

Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém
Panteão Nacional
Convento de Cristo
Mosteiro de Alcobaça
Mosteiro da Batalha
Parque Arqueológico do Vale do Côa

Para saber mais

 24, 25 e 26 de Setembro de 2010
Entradas gratuitas nos Monumentos e Sítios afectos ao IGESPAR, I.P.

À semelhança dos anos anteriores, as entradas nos Monumentos e Sítios afectos ao IGESPAR, I.P. serão gratuitas nos dias das Jornadas Europeias do Património.

Para saber mais

29 de Setembro de 2010
EXPOSIÇÃO
100 ANOS de PATRIMÓNIO: memória e identidade – Portugal 1910-2010


Inaugura no dia 29 de Setembro às 18h00, na Galeria de Pintura do Rei D. Luís I, Palácio Nacional da Ajuda, com a presença de Sua Excelência a Ministra da Cultura, a Exposição “100 Anos de Património: memória e identidade – Portugal 1910-2010”.
Integrada nas comemorações do centenário da República e contando com o apoio mecenático da Fundação EDP e a colaboração de dezenas de entidades publicas e privadas, a Exposição 100 Anos de Património pretende reflectir a evolução dos conceitos e da prática no Património em Portugal, englobando os antecedentes pré-republicanos e evoluindo até à actualidade. A complexidade do tema fica demonstrada na própria extensão da exposição, estruturada cronologicamente em cinco núcleos, procurando deixar espaço para outras abordagens e interpretações possíveis e chamando a atenção do visitante para dois aspectos fundamentais sempre presentes ao longo do tempo do Património - a memória, sem a qual não seria concebível o nosso presente e uma perspectiva de futuro, e a identidade, que nos permite reconhecermo-nos e reencontrarmo-nos nas nossas particularidades e nas nossas diferenças, num mundo gradualmente mais globalizado e uniformizado.

Aberta ao público de 30 de Setembro a 21 de Dezembro, todos os dias excepto às 4ªas feiras, entre as 10h00 e as 18h00.
Entrada livre.

Para saber mais

 24 Setembro 2010 a 30 Janeiro 2011
Exposição Itinerante multimédia "SOS Igreja"
Igreja do Seminário Maior, Viseu

Depois de Coimbra, Lisboa, Portalegre, Loulé, Braga, Castro d'Aire, Pinhel e Santarém, a Exposição itinerante multimédia "SOS IGREJA", produzida pelo Museu de Polícia Judiciária, chega agora a Viseu, a convite do Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu, com o apoio da Câmara Municipal de Viseu. A inauguração ocorrerá dia 24 de Setembro pelas 18h00.
Trata-se de uma exposição não tradicional, lúdica e surpreendente, que recorre a luz, projecções, som e acções robotizadas em tempo real para transmitir informação sobre os problemas de segurança das igrejas portuguesas e sobre as soluções preconizadas pelo Projecto Igreja Segura–Igreja Aberta .
O Projecto Igreja Segura–Igreja Aberta é de iniciativa e coordenação do Museu de Polícia Judiciária (Escola de Polícia Judiciária) e conta com a Parceria do IGESPAR, I.P., além de 11 outras prestigiadas instituições.
 


Para saber mais

Até 31 de Outubro de 2010
Exposição Tormenta de Isabel Garcia
Galeria de Exposições Temporárias - Ala Sul do Mosteiro de Alcobaça

Na exposição Tormenta de Isabel Garcia a artista recorre à metáfora sobre a tempestade que pode ser entendida segundo dois aspectos distintos: por um lado o aspecto físico dos elementos desordenados que se manifestam através de raios metálicos, pedras de chuva e estrelas que se precipitam das alturas e vêm ferir a terra; por outro lado, a dimensão invisível dos espíritos atormentados, que se desencadeiam a revolução e geram novas ideias.

Para saber mais

30 Julho 2010 a 9 Janeiro 2011
Gesto e Inscrição. Obras da colecção da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento
Museu do Côa, Parque Arqueológico do Vale do Côa

A primeira exposição temporária apresentada no Museu do Côa, “Gesto e Inscrição”, é composta por 38 obras de nove artistas portugueses contemporâneos da colecção da Fundação Luso-Americana para o desenvolvimento. Os trabalhos expostos recorrem a diversas técnicas e suportes, como o desenho, a gravura, a fotografia, a pintura, a encáustica e a escultura/instalação.
Esta exposição inaugural, patente ao público de 30 de Julho a 9 de Janeiro de 2011, foi expressamente concebida para as salas do Museu do Côa. A intenção é orientar o olhar do espectador para a relação do corpo com a obra, entendida esta última enquanto presença performativa na produção artística.
 




Para saber mais

7 de Outubro de 2010
Dia Nacional dos Castelos - Castelo dos Templários
Convento de Cristo, Tomar


Os castelos, testemunhos da memória colectiva dos povos, constituem valorosa referência arquitectónica, histórica, cultural e simbólica de uma comunidade. O Castelo de Tomar, sede secular da Ordem do Templo, foi fundado por Gualdim Pais, em 1160 e é actualmente o guardião de um imenso tesouro, de oito séculos de História, reconhecidos pela UNESCO, sob a designação de Convento de Cristo, como Património da Humanidade.
Desde 1984, que o Dia Nacional dos Castelos, se comemora em Outubro, com o objectivo de promover em todo o País, acções que visem a reflexão sobre o Património fortificado.
Em 2010, no próximo dia 7 de Outubro, as comemorações centrais do Dia Nacional dos Castelos, terão lugar em Tomar, numa organização conjunta entre o Convento de Cristo/IGESPAR e a Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos.
Convidam-se as Instituições e Associações Culturais de Tomar a associarem-se ao Convento de Cristo e à Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos, participando nas actividades, e/ou propondo actividades de Música, Dança, Teatro, ou Animação de Rua, que possam integrar o programa das comemorações.

Para saber mais

23 a 26 de Outubro de 2010
2ª reunião internacional sobre Património Mundial de Origem Portuguesa

Universidade de Coimbra


Realiza-se de 23 a 26 de Outubro de 2010 o 2º encontro WHPO organizado pela Universidade de Coimbra em parceria com o MC/IGESPAR, a Comissão Nacional da UNESCO, o ICOMOS Portugal e o Turismo de Portugal.
 

Para saber mais

21 a 23 de Outubro de 2010
8º Encontro de Arqueologia do Algarve - "A Arqueologia e as outras Ciências"
Silves


O 8º Encontro de Arqueologia do Algarve, dedicar-se-á exclusivamente à divulgação de trabalhos que tenham subjacentes estratégias de interdisciplinaridade intitulando-se: “A Arqueologia e as Outras Ciências”, e terá lugar em Silves nos dias 21, 22 e 23 de Outubro.

O Encontro conta com a habitual organização da Câmara Municipal de Silves que este ano, tem como parceiros, além da Universidade do Algarve, do IGESPAR e da DRC Algarve, também o Instituto Tecnológico e Nuclear.

 

Para saber mais

 Classificação do Património
Publicação de novas Portarias no Diário da República

Foram publicadas no Diário da República três novas Portarias de classificação e/ou fixação de zona especial de protecção (ZEP), a saber:

DR, 2.ª Série, n.º 183, de 20 de Setembro - Portaria n.º 688/2010, que fixou a zona especial de protecção (ZEP) da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa, classificada como IIP pelo Decreto n.º 516/71, de 22 de Novembro.

DR, 2.ª Série, n.º 181, de 16 de Setembro - Portaria n.º 687/2010, que classificou como monumento de interesse público (MIP) a Igreja de São Miguel de Nevogilde e adro, freguesia de Nevogilde, concelho e distrito do Porto, e fixou a respectiva zona especial de protecção (ZEP).

DR, 2.ª Série, n.º 173, de 6 de Setembro - Portaria n.º 650/2010 que fixou a ZEP da Igreja do Salvador, matriz de Unhão, freguesia de Unhão, concelho de Felgueiras, distrito do Porto, classificada como IIP pelo Decreto n.º 37728, de 5 de Janeiro de 1950.

Para saber mais

Subscrever Newsletter

 Contactos: died@igespar.pt                                       www.igespar.pt



Mensagem anterior por data: [Archport] IGESPAR Newsletter Nº31 Próxima mensagem por data: [Archport] Sexo na pedra
Mensagem anterior por assunto: Re: [Archport] [Histport] Conferência na SGL, quarta-feira, 16 de Janeiro, às 18h00 Próxima mensagem por assunto: [Archport] [Histport] Seminário: "Pré-história na região de Penela. De D. Fernando ao Portal do Arqueólogo"