Lista archport

Mensagem

[Archport] FW: Salvaguarda do Património

To :   <jarnaud@sapo.pt>, archport archport <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] FW: Salvaguarda do Património
From :   Rui Bernardino <ruibernardino2009@hotmail.com>
Date :   Thu, 7 Oct 2010 13:31:28 +0100

Caro Dr. José Arnaud
Obrigado pela sua atenção e se necessário não hesitarei em contacta-lo,pois passo naquele local várias vezes,e estarei sempre a par do estado de presevação da mesma.
Conheço esta ponte desde os cinco anos,sei através de populares, que estão, ou vão ser feitas obras de conservação nas fundações da infraestrutura.
Agora algo mais tem que ser feito,para conservar,proteger e divulgar aquele imponente monumento,senão corre o  risco de entrar em estado de abandono.
Ainda por cima em volta daquele local existem outros testemunhos da presença Romana,mas não só, tambem de  periodos Pré-históricos se encontram por ali imensos vestígios, a menos de 500 metros da ponte há pelo menos sete Dolmens em estado de ruína,e uma sepultura antropomorfica.
Estarei sempre atento e comunicarei consigo.
 
 
                                                                                                                                                                        Saudações cordiais
 
                                                                                                                                                                          Rui Bernardino

Date: Wed, 6 Oct 2010 23:32:20 +0100
From: jarnaud@sapo.pt
To: ruibernardino2009@hotmail.com
Subject: Re: [Archport] Salvaguarda do Património

Caro Rui Bernardino,

Conheço muito bem essa Ponte, que até há poucos anos se encontrava em muito bom estado de conservação. Quem me chamou a atenção para a sua importância, há já mais de quatro décadas, foi o Prof. Diogo Pires Aurélio, da Universidade Nova de Lisboa, meu velho amigo e companheiro de faculdade, e julgo que ainda conselheiro da Presidência da República para a área do Património, e que é natural da freguesia da Seda. 
Tem toda a razão em chamar a atenção para o facto, em teoria positivo, de passar a ser poupada ao tráfego automóvel, mas se isso implicar o seu abandono, como já tem acontecido a muitas outras pontes romanas e medievais, por esse país fora, na prática isso poderá ser muito negativo. Há que tentar fazer alguma coisa, quer junto da DR de Cultura do Alentejo, quer a nível local, para proteger esta notável ponte, classificada como Monumento Nacional desde 16 de Junho de 1910 !  Se for de alguma utilidade, poderei falar com o Prof. Pires Aurélio, e por o caso à Direcção da AAP, para alertar as entidades responsáveis.

Com os melhores cumprimentos,

José Morais Arnaud


Citando Rui Bernardino <ruibernardino2009@hotmail.com>:
É um dos maires vestigios da presença romana do nosso território,é a ponte de Vila Formosa,no Concelho de Alter do chão, na Freguesia de seda,herdeira de um troço que outrora ligava Lisboa a Mérida,capital da lusitãnia.
Estará este monumento agora em risco de ficar no esquecimento e ao abandono,pois mesmo ali ao lado foi feita uma imponente estrutura viária que serve agora o transito que passa naquela região.O que me preocupa não é o facto de a mesma deixar de servir o tráfego automóvél,embora esse tenha sido sempre um aspecto positivo,pois possibiltava que muita gente conhecesse aquele local.O que me deixa mesmo triste é o abandono a que a mesma será deixada num futuro muito próximo,pois se as actuais politicas não contemplam em nada a preservação do património existente no nosso país,tambem se irá esquecer deste monumento situado no coração do Norte Alentejano
Mas eu, e muitos amantes do património, estaremos cá para ver.



Saudações cordiais


Rui M A Bernardino




Mensagem anterior por data: [Archport] Campanha promocional para estudante - Formação Zooarqueologia: Faunas Mamalógicas Próxima mensagem por data: [Archport] El género en la evaluación de la actividad investigadora
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Salvaguarda do Património Próxima mensagem por assunto: [Archport] Salvem as Sete Fontes na Assembleia da República