Lista archport

Mensagem

[Archport] IGESPAR Newsletter Nº36

To :   <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] IGESPAR Newsletter Nº36
From :   "Carla Lopes" <calopes@igespar.pt>
Date :   Fri, 29 Oct 2010 08:41:38 +0100

 

 

 

  

 

30 de Outubro de 2010
entre as 12h00 e as 13h00, com reemissão entre as 24h00 e a 1h00
Programa da TSF
Encontros com o Património em parceria com o IGESPAR,I.P.
Obras de Santa Engrácia. O Panteão na República”

A Igreja de Santa Engrácia, ainda (re)conhecida pela designação de “obras de Santa Engrácia”, devido ao longo período de tempo que demorou a sua construção, foi transformada em Panteão Nacional através de uma Lei de 29 de Abril de 1916. Compreender como os ideais republicanos se plasmam no Panteão Nacional, conhecer que modelo se procurou reproduzir e quando foi possível cumprir esta nova vocação da Igreja de Santa Engrácia, implica, necessariamente, percorrer os caminhos do património e os seus diversos intervenientes, pois só em 1966 esta obra seria terminada dentro da acção da DGEMN, um das mais importantes organismos do Estado Novo integrado no Ministério das Obras Públicas. Estas são algumas das questões que o jornalista Manuel Vilas-Boas aborda com os Professores António Ventura e Maria João Baptista Neto, e com os Drs. Isabel Melo e Diogo Gaspar.

Para saber mais

 

 

 

30 de Setembro a 21 de Dezembro de 2010
EXPOSIÇÃO
100 ANOS de PATRIMÓNIO: memória e identidade – Portugal 1910-2010
Galeria de Pintura do Rei D. Luís I, Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa

Integrada nas comemorações do centenário da República e contando com o apoio mecenático da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, da Fundação EDP e a colaboração de dezenas de entidades publicas e privadas, a Exposição 100 Anos de Património pretende reflectir a evolução dos conceitos e da prática no Património em Portugal, englobando os antecedentes pré-republicanos e evoluindo até à actualidade. A complexidade do tema fica demonstrada na própria extensão da exposição, estruturada cronologicamente em cinco núcleos, procurando deixar espaço para outras abordagens e interpretações possíveis e chamando a atenção do visitante para dois aspectos fundamentais sempre presentes ao longo do tempo do Património - a memória, sem a qual não seria concebível o nosso presente e uma perspectiva de futuro, e a identidade, que nos permite reconhecermo-nos e reencontrarmo-nos nas nossas particularidades e nas nossas diferenças, num mundo gradualmente mais globalizado e uniformizado.
Aberta ao público de 30 de Setembro a 21 de Dezembro, entre as 10h00 e as 18h00, todos os dias excepto às 4ªas feiras.
Entrada livre.
 

Para saber mais

 

 

 

14 Novembro 2010
Comemorações Henriquinas
Mosteiro da Batalha


Numa iniciativa conjunta das Câmaras Municipais da Batalha, Aljezur e Vila do Bispo, e no âmbito das celebrações dos “550 anos sobre a morte do Infante D. Henrique” decorrerão, no Mosteiro da Batalha, várias actividades no próximo dia 14 de Novembro.


Para saber mais

 

 

 

15 Outubro a 14 Novembro de 2010
Vale do Côa Siega Verde – A Arte da Luz
Claustro do Mosteiro dos Jerónimos

 


Extensão do Vale do Côa, a arte rupestre de Siega Verde (Vale do Águeda) foi recentemente classificada pela UNESCO como Património Mundial, declarada de Valor Universal Excepcional.
Esta exposição, que inaugura no dia 15 de Outubro, pelas 18h30 no claustro do Mosteiro dos Jerónimos, pretende divulgar e promover os dois sítios com arte paleolítica de ar livre no interior peninsular e estará patente até ao dia 14 de Novembro.
Pensada para circular em ambiente urbano, é promovida pela Junta de Castilla y León em parceria com o IGESPAR, tendo sido organizada pela APDARC – Arte e Cultura no Douro e Côa, em colaboração com o Parque Arqueológico do Vale do Côa.
 

 


Para saber mais

 

 

 

De Outubro a Dezembro e de Abril a Junho no Mosteiro dos Jerónimos. Espectáculos aos Domingos às 11h00
Ciclo de música “Jovens músicos, novos ouvintes”
Mosteiro dos Jerónimos


O projecto “Música ao Domingo de Manhã – Jovens Músicos, Novos Ouvintes” corresponde a um ensejo há muito acarinhado, no sentido de fazer coincidir o período de entrada gratuita no Monumento (aos Domingos, das 10h00 às 14h00) com a realização de espectáculos musicais de qualidade, gratuitos, assegurados por músicos em início de carreira ou estudantes de escolas ou instituições ligadas ao ensino da música a nível nacional e internacional.
Este Ciclo realiza-se duas vezes por ano: de Outubro a Dezembro e de Abril a Junho às 11 horas da manhã.
Entrada gratuita.

Para saber mais

 

 

 

Todas as 2ª feiras, de manhã (10h00/11h00 e 11h30/12h30) e de tarde (14h00/15h00 e 15h30/16h30)
Espectáculo Ulisses na Torre de Belém”
Torre de Belém


Ulisses é uma criação infanto-juvenil, numa parceria de criação da Amalgama - Companhia de Dança com a ÉTER – Produção Cultural - ligada às áreas de produção e criação ao nível do Teatro, Literatura e Música da cultura portuguesa.
Inspirado no livro de Ulisses de Maria Alberta Menéres, que integra também o Plano Nacional de Leitura (PNL) é dirigido às turmas do 2º Ciclo.
 

Para saber mais

 

 

 

2ª a 6ª feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30
Exposição
“216 anos depois: William Beckford na Batalha”

Centro de Informação e Documentação do Mosteiro da Batalha


Há 216 anos, um famoso, excêntrico e polémico cidadão britânico de 33 anos, William Beckford, foi recebido no Mosteiro da Batalha, dando início a uma visita que, apesar de breve, marcou profundamente as suas memórias e notáveis realizações ulteriores.
Através de uma exposição documental, o Mosteiro da Batalha lembra William Beckford, as suas recordações de viagem e realizações inspiradas por este monumento. A exposição é complementada por uma monografia, da autoria de Pedro Redol, que pode ser adquirida no local da exposição.
 

 

 

 

Para saber mais

 

 

 

24 Setembro 2010 a 30 Janeiro 2011
Exposição Itinerante multimédia "SOS Igreja"
Igreja do Seminário Maior, Viseu

Depois de Coimbra, Lisboa, Portalegre, Loulé, Braga, Castro d'Aire, Pinhel e Santarém, a Exposição itinerante multimédia "SOS IGREJA", produzida pelo Museu de Polícia Judiciária, chega agora a Viseu, a convite do Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu, com o apoio da Câmara Municipal de Viseu. A inauguração ocorrerá dia 24 de Setembro pelas 18h00.
Trata-se de uma exposição não tradicional, lúdica e surpreendente, que recorre a luz, projecções, som e acções robotizadas em tempo real para transmitir informação sobre os problemas de segurança das igrejas portuguesas e sobre as soluções preconizadas pelo Projecto Igreja Segura–Igreja Aberta.
O Projecto Igreja Segura Igreja Aberta é de iniciativa e coordenação do Museu de Polícia Judiciária (Escola de Polícia Judiciária) e conta com a Parceria do IGESPAR, I.P., além de 11 outras prestigiadas instituições.
 

 


Para saber mais

 

Subscrever Newsletter

 

 Contactos: igespar@igespar.pt                                       www.igespar.pt

 

 

 

 

 


Mensagem anterior por data: [Archport] MESA e Projecto ESTELA no Portugal em Directo (RTP) Próxima mensagem por data: [Archport] Ainda o WHPO, em Coimbra
Mensagem anterior por assunto: [Archport] IGESPAR Newsletter Nº35 Próxima mensagem por assunto: [Archport] IGESPAR Newsletter Nº37