[Archport] Ruin'Arte: a beleza das ruínas e a indiferença do Governo de Portugal
As fotografias do projecto Ruin'Arte são fascinantes, mas terríveis.
São também um veredicto que condena o Governo de Portugal.
Todos sabemos que há monumentos e sítios cujo destino é a ruína inevitável, porque a conservação integral do vestígios do passado é uma utopia. Porém é necessário fazer escolhas.
O Ministério da Cultura optou por deixar ao abandono estruturas de grande significado histórico, cultural e científico como se sabe. Escolheu projectos novos e caros como o do Museu dos Coches e ia embalado para a transferência do Museu Nacional de Arqueologia se não fosse a penúria financeira.
Nem seriam necessário grandes projectos de valorização para atribuir uma nova vida a estas ruínas. Pelo menos estudar, consolidar e dignificar.
Para além disso muitas destas ruínas são recursos indispensáveis à recuperação das paisagens urbanas e rurais como pólos de actividade económica, pois o turismo é um "cluster" importante na economia portuguesa.
Por outro lado criam-se empregos, fortalece-se a rede de micro e pequenas empresas, disseminadas pelo país.
Suspenda-se a obra do Museu dos Coches. E uma vez que o Governo (que aliás já passou à História) não segue as recomendações da Assembleia da República, cumpre-nos como cidadãos, discutir e propor uma estratégia ponderada. O momento é o mais adequado. Aproveitar a crise para reflectir sobre o futuro.
FSL