Lista archport

Mensagem

Re: [Archport] Canivete romano de 1.800 anos em exibição no Museu britânico Fitzwilliam

To :   "Jorge Pinho" <arqueox@hotmail.com>, "archport" <archport@ci.uc.pt>
Subject :   Re: [Archport] Canivete romano de 1.800 anos em exibição no Museu britânico Fitzwilliam
From :   "Paulo Monteiro" <pmonteiro@ntasa.pt>
Date :   Fri, 19 Nov 2010 20:51:43 -0000

Gostava de saber como o dataram…O “was excavated from the Mediterranean area more than 20 years ago and was obtained by the museum in 1991” soa-me a logro ou a escavações clandestinas descontextualizadas…

 

http://www.fitzmuseum.cam.ac.uk/opac/search/cataloguedetail.html?_function_=xslt&_limit_=10&priref=70534

 

http://www.dailymail.co.uk/news/article-1247230/The-Roman-Army-Knife-Or-ingenuity-Swiss-beaten-1-800-years.html#ixzz15lPFYgZr

 


From: archport-bounces@ci.uc.pt [mailto:archport-bounces@ci.uc.pt] On Behalf Of Jorge Pinho
Sent: 19 November 2010 20:38
To: archport
Subject: [Archport] Canivete romano de 1.800 anos em exibição no Museu britânico Fitzwilliam

 

"O Fitzwilliam Museum, situado em Cambridge, Inglaterra, abriu para exibição uma peça inusitada de tecnologia antiga, um canivete inventado pelos romanos. O objeto possui colher, faca, garfo, agulha, espátula e um pequeno palito de dentes. Especialistas acreditam que a agulha era usada para tirar caracóis de suas cascas.


Estima-se que o implemento seja de 201 a 300 d.C. O utensílio, de prata com uma lâmina de ferro, foi localizado na Europa mediterrânea há 20 anos e comprado pelo museu em 1991. Tem 15,5 por 8,8 centímetros.


Segundo um porta-voz do museu o objeto pode ter pertencido a algum viajante rico e foi feito sob encomenda. Neste período da história romana, Roma era um Império extenso e poderoso. As conquistas e novos mercados para comércio trouxeram grande riqueza para alguns indivíduos, possivelmente o dono do objeto era um desses beneficiados."
O porta-voz também disse que:

“Enquanto há diversos canivetes menos elaborados em bronze que sobreviveram ao tempo, a complexidade deste item e o fato de ser feito em prata, sugerem que é um item de luxo. Talvez, uma engenhoca de um viajante rico.”
Os canivetes “suíços” modernos surgiram em Ibach Schwyz, Suíça, em 1897 e foram criados por Karl Elsner como uma alternativa nacional para as lâminas alemãs fornecidas ao exército. Desde então se popularizaram e estão em atividade militar e civil até hoje devido a sua resistência, praticidade e durabilidade."

http://jovemnerd.ig.com.br/jovem-nerd-news/tecnologia/canivete-romano-de-1-800-anos-em-exibicao-no-museu-britanico-fitzwilliam/

Impressionante. Quem não deve ter ficado contente foi o detentor da patente...


Saudações
Jorge Pinho

*** ******* This message contains information which may be confidential and privileged. Unless you are the addressee (or authorized to receive for the addressee), you may not use, copy or disclose to anyone the message or any information contained in the message. If you have received the message in error, please advise the sender by reply e-mail and delete the message.


Mensagem anterior por data: [Archport] Canivete romano de 1.800 anos em exibição no Museu britânico Fitzwilliam Próxima mensagem por data: [Archport] O canivete suíço.
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Canivete romano de 1.800 anos em exibição no Museu britânico Fitzwilliam Próxima mensagem por assunto: [Archport] Cante Alentejano no MNA, a propósito do Ciclo sobre José Leite de Vasconcelos