A Sociedade Martins Sarmento convida-o/a a participar nas seguintes iniciativas agendadas para esta semana:
- Quarta, 15 de Dezembro, pelas 16.00 no Salão Nobre - Conferência de Imprensa de apresentação do projecto de concepção dos conteúdos e modelo expositivo da futura Casa da Memória de Guimarães, entregue à Sociedade Martins Sarmento em colaboração com a Universidade do Minho.
A Casa da Memória, a instalar numa remodelada Fábrica de Plásticos Pátria, na Avenida Conde Margaride, será um espaço onde a história e as tradições se encontram com a inovação e a criatividade. Um lugar de conhecimento, de divulgação e de interpretação da memória, mas também um espaço vocacionado para o registo e para a produção de memórias. Será uma construção dos e para os vimaranenses, tendo também a ambição de se tornar numa porta de entrada para a descoberta de Guimarães pelos que a visitam, fomentando o interesse e a vontade de alargar o tempo de visita à cidade, ao concelho e à região. A Sociedade Martins Sarmento, na sequência de concurso público internacional, desenvolverá , em estreita parceria com a Universidade do Minho, o programa de conteúdos de um espaço que se quer um desígnio colectivo dos vimaranenses.
- Sexta, dia 17 de Dezembro, pelas 21.00 no Museu da Cultura Castreja - Última sessão do Ciclo de Conferências de Jovens Investigadores, organizado pela Sociedade Martins Sarmento, e pelo Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (FCT - UM).
Nesta sessão, três investigadores irão apresentar as suas comunicações.
João Ribeiro, de 25 anos, licenciado em Arqueologia pela Universidade do Minho, e mestrando na mesma universidade, tem desenvolvido recentemente as suas investigações no domínio da Arqueologia Urbana em Chaves. Irá apresentar uma conferência com o título "O tecido urbano flaviense de Aquae Flaviae a Chaves medieval".
José Ribeiro, de 34 anos, é também mestrando na área da Arqueologia pela Universidade do Minho, e tem exercido a sua actividade profissional na Câmara Municipal de Felgueiras. Tem desenvolvido a sua investigação em torno do tema do povoamento romano, acerca do qual irá apresentar uma conferência intitulada "As villae: problemáticas na sua definição".
Finalmente, Joana Tomé, de 25 anos, é licenciada em Arqueologia pela Universidade do Porto, e mestranda na mesma área na Universidade do Minho. A sua área de especialização centra-se no estudo das cerâmicas medievais e modernas. Irá apresentar uma conferência intitulada "A cerâmica vidrada de Prado/Barcelos: as muitas vidas de um centro oleiro".
A entrada é livre e a presença é bem-vinda. Uma nota final para informar que já se encontram abertas as inscrições para o
Cursinho de Natal promovido pelo Serviço Educativo da SMS. Toda a informação pode ser lida
aqui.
--
Sociedade Martins Sarmento
Instituição de Utilidade Pública fundada em 1881
Museu Arqueológico da Sociedade Martins Sarmento
Citânia de Briteiros | Museu da Cultura Castreja
-
Rua Paio Galvão
4814 509 Guimarães
Portugal
-
T. 0351 253 415 969
F. 0351 253 519 413
www.msarmento.org
http://pedraformosa.blogspot.com