Lista archport

Mensagem

[Archport] ENC: Críticas à formação em Conimbriga no Archport

To :   "archport" <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] ENC: Críticas à formação em Conimbriga no Archport
From :   José d'Encarnação <jde@fl.uc.pt>
Date :   Sun, 23 Jan 2011 00:19:18 -0000


De: M M Conimbriga - Director / Virgilio Correia [mailto:mmconimbriga.director@imc-ip.pt]
Enviada em: sexta-feira, 21 de Janeiro de 2011 16:50
Para: jde@fl.uc.pt
Cc: IMC/Director - João Brigola
Assunto: Críticas à formação em Conimbriga no Archport

 

Meu Caro José de Encarnação:

Pedia-lhe o favor de colocar esta mensagem no Archport

 

“ A realização de acções de formação em Conímbriga, apesar de geralmente recebida com agrado, foi objecto de críticas pontuais, sem embargo legítimas, que sugerem à Direcção do Museu Monográfico de Conímbriga os seguintes esclarecimentos:

- A formação e a difusão de boas práticas constituem objectivos essenciais da actividade do Museu, tal como é definida pelo seu Regulamento, nos termos da Lei-Quadro dos Museus. É, para além disso, uma actividade privilegiada do Museu, desde os anos 80 (nomeadamente em Conservação e Restauro).

- Entre outras formas de promoção (designadamente a Liga de Amigos de Conímbriga e o seu Centro de Formação de Professores) o Museu estabeleceu um protocolo de colaboração com uma empresa idónea para o desenvolvimento deste género de actividades. Este protocolo foi, nos termos da lei, homologado pela Direcção do IMC, de quem o Museu depende.

- Esta formação procura a condição de ser um projecto economicamente auto-sustentado e a colaboração do Museu, que é dada sem condições de exclusividade, está fundada na prossecução dos objectivos antes referidos. As críticas quanto ao preço das formações e quanto à legitimidade do envolvimento do Museu pecam portanto, infelizmente, por deficiente informação e reduzida pertinência.

Mas a Direcção do Museu prefere registar, neste momento, o genérico apreço em que toda a formação desenvolvida em Conímbriga é tida, o incontestável sucesso das acções em concreto e o carácter excepcional e isolado das críticas, inevitáveis num mundo plural.

Virgílio Hipólito Correia”

 

Obrigado e um abraço

VHC


Mensagem anterior por data: [Archport] Para a história de Portugal e das mentalidades Próxima mensagem por data: [Archport] JIA 2011 - Convocatória de comunicações orais e posters
Mensagem anterior por assunto: [Archport] ENC: Convite - Inauguração da exposição "Síria. Um olhar" Próxima mensagem por assunto: [Archport] ENC: divulgação