[Archport] Dia Mundial dos Monumentos e Sítios, em 18 Abril tem como tema: Água: Cultura e Património: As Sete Fontes condenadas à destruição?
Os danos causados no sistema de abastecimento de água oitocentista de Braga designado como Sete Fontes continuam, de acordo com textos e imagens acessíveis a qualquer cidadão: http://jovemcoop.blogspot.com/2011_02_01_archive.html.
As obras do Novo Hospital de Braga e acesso, embora, indispensáveis, podiam ser realizadas de outro modo, de forma planeada e cuidados inerentes à sensibilidade arqueológica da zona onde aliás também são numerosos os vestígios da época romana e da Idade do Bronze.
Prevendo o que está a acontecer, a Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho, a ASPA, a Jovem Coop, a Junta de Freguesia de São Vítor e outros avisaram em devido tempo as entidades competentes para o que poderia suceder. Inutilmente.
Em boa verdade vos digo: em Portugal já não há Autoridade.
O "massacre" das Sete Fontes tem responsáveis, mas ninguém lhes pede contas. A Ministra da Cultura e o SEC bem como as suas direcções de serviços parecem ser inúteis e não cumprem o estipulado nas respectivas Leis orgânicas. As recomendações unânimes da Assembleia da República em nada influenciam o Governo se é que este ainda existe.
Aliás fica muito bem à Direcção do IGESPAR o manifesto desinteresse pela questão das Sete Fontes em particular neste ano de 2011 quando o Dia Mundial dos Monumentos e Sítios, em 18 Abril tem como tema: Água: Cultura e Património.
Eça de Queirós e Carlos Fradique Mendes achariam a circunstância uma esplêndida ironia e prova cabal das suas opiniões sobre este pobre país.