Subject: Re: [Museum] Sé da Guarda
Um outro caso paradigmático das políticas culturais ou patrimoniais deste país que encontra enquadramento na temática agora em debate é a Igreja de São Gião localizada na Freguesia de Famalicão, Concelho da Nazaré.
Desde os principios da década de 80 que aguarda obras de restauro e conservação. Em 2006 foi colocada uma cobertura que "tapa" por completo a leitura dos alçados, além de impedir o acesso ao público.
A situação é de tal forma gravosa que a zona que foi escavada e posteriormente tapada com tela e um passadiço de madeira encontra-se completamente "podre".
Penso que o problema de São Gião não é único, infelizmente, mas contribui para percebermos, ou não, as políticas de conservação do nosso património.
Assim como está não dá hipótese de ser visitada nem sequer de se estudar, a quem interesse, evidentemente.
O problema que parece perdurar apenas releva a incapacidade das autarquias em conseguir resolver os problemas dos edificios classificados como de Interesse Nacional ou de Interesse Público uma vez que nada podem fazer sem o acordo/intervenção do poder central, descentralizado, entenda-se, no IGESPAR I.P. e DRCLVT, neste caso.
Acalento, contudo a esperança que aquele local seja objecto de um "olhar" atento por quem detém a responsabilidade de zelar pelo mesmo, caso contrário, faça-se aquilo que venho defendendo públicamente há uns tempos para cá, desclassifique-se.
Segue imagem em anexo:
Cordialmente
Carlos Fidalgo