Boa tarde,
anunciamos a realização da formação “Introdução às Tecnologias Geoespaciais em Arqueologia” a 2,3 e 4 de Junho, no Museu Monográfico de Conímbriga.
Os formadores João Fonte e Pastor Fábrega-Álvarez, ambos investigadores experientes na temática das geo-tecnologias aplicadas à arqueologia irão transmitir de forma bastante prática o seu conhecimento e apresentar diversos casos reais na investigação espacial.
Esperamos que todos os interessados nesta temática aproveitem esta oportunidade que a TerraFirme, mais uma vez, vos disponibiliza. É nossa política fornecer à comunidade arqueológica e a todos os curiosos nestas e outras temáticas as ferramentas excepcionais, que permitam uma valorização ao nível da investigação, assim como ao nível da formação especializada de cada um.
Este é o momento para apostarem na excelência profissional.
“Este curso pretende ser uma introdução às técnicas de geoprocessamento aplicadas ao património arqueológico. Desta forma, é necessário dominar um conjunto de conceitos que nos permitam abordar a aquisição, desenvolvimento, gestão e análise da informação geográfica e patrimonial. Para tal, os SIG são a ferramenta ou tecnologia utilizada, mas também iremos abordar algumas tecnologias de obtenção de dados, tais como o LiDAR, que começou muito recentemente a ser aplicado no âmbito arqueológico. Através destas tecnologias introduziremos as possibilidades de gestão e análise das representações patrimoniais e geográficas num ambiente digital. Pretende-se, em definitiva, fornecer uma visão geral dos fundamentos e do potencial destas tecnologias no âmbito da Arqueologia e do Património.“