Lista archport

Mensagem

[Archport] IGESPAR Newsletter Nº 59

To :   <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] IGESPAR Newsletter Nº 59
From :   "Carla Lopes" <calopes@igespar.pt>
Date :   Fri, 27 May 2011 08:55:16 +0100

 

 

 

  

 

28 de Maio de 2011
entre as 12h00 e as 13h00, com reemissão entre a 1h00 e as 2h00
Programa da TSF
Encontros com o Património, em parceria com o IGESPAR, I.P.
«175 Anos da Academia Nacional de Belas Artes»

A Academia das Belas Artes foi fundada em 1836, no reinado de D. Maria II, ficando o ministro Manuel da Silva Passos, seu inspector-geral e tendo como subinspector o Conde Farrobo. Os estatutos terão sido redigidos pelo cardeal Saraiva e visavam o desenvolvimento do ensino das Belas Artes. A sua actividade no campo artístico e as exposições que veio a promover foram de grande importância histórica e artística. Destaca-se a sua biblioteca, na qual foi incorporada o precioso legado do bibliófilo Jorge Hudson, em 1856. Comemorando-se 175 anos de actividade e face aos desafios que a sociedade da informação e do conhecimento nos coloca, o painel de convidados vai discutir numa perspectiva de contemporaneidade os últimos projectos desenvolvidos e a sua agenda de futuro. Estas são algumas das questões a explorar pelo jornalista Manuel Vilas–Boas que conversa com os Drs. António Valdemar, Silvestre Lacerda, Pedro Canavarro e Luís Montalvão.
 



Para saber mais

 

 

 

Classificação do Património
Novas Portarias e Decreto de Classificação e ZEP

Foram publicados no Diário da República os seguintes diplomas de classificação de bens imóveis e de fixação de zonas especiais de protecção (ZEP), a saber:

Portaria n.º 561/2011, DR, 2.ª Série, n.º 101, de 25 de Maio, que classificou como monumento de interesse público (MIP) os seguintes bens, e fixou as respectivas zonas especiais de protecção (ZEP):
a) A Capela de Nossa Senhora da Alegria, sita a cerca de 1 km a sul de Almalaguês, no cimo do Outeiro do Castro, freguesia de Almalaguês, concelho e distrito de Coimbra;
b) A Capela de São Pedro, sita em Almalaguês, na Rua da Igreja,freguesia de Almalaguês, concelho e distrito de Coimbra, cuja fundamentação;
c) A Casa da família do desembargador Taborda, incluindo todo o seu património integrado, sita em Mouronho (caminho para Alvoeira), freguesia de Mouronho, concelho de Tábua, distrito de Coimbra.

Portaria n.º 559/2011, DR, 2.ª Série, n.º 100, de 24 de Maio, que fixou a zona especial de protecção (ZEP) da Rua de Cedofeita e topo Norte da Praça de Carlos Alberto, no Porto, freguesia de Cedofeita, concelho e distrito do Porto;

Decreto n.º 16/2011, DR, 1.ª Série, n.º 101, de 25 de Maio, que classificou como monumento nacional (MN) os seguintes bens:
a) A Casa do Passal, também denominada «Vila de São Cristóvão», sita na Quinta de São Cristóvão, na freguesia de Cabanas de Viriato, concelho de Carregal do Sal e distrito de Viseu;
b) Os Concheiros de Muge — Moita do Sebastião, Cabeço da Amoreira e Cabeço da Arruda, na freguesia de Muge, concelho de Salvaterra de Magos e distrito de Santarém;
c) A Igreja do Carmo, sita na Rua da Sofia, freguesia de Santa Cruz, concelho e distrito de Coimbra;
d) O Terreiro da Batalha do Ameixial, nas freguesias de Santo Estêvão, Santa Vitória e São Bento do Ameixial, concelho de Estremoz e distrito de Évora;
e) O antigo Convento dos Eremitas de São Paulo da Serra de Ossa ou de Jesus Cristo (Paulistas), incluindo a cerca, sito na Calçada do Combro, freguesia de Santa Catarina, concelho e distrito de Lisboa;
f) O sistema de abastecimento de águas à cidade de Braga no século XVIII, designado por «Sete Fontes de São Victor», freguesia de São Victor, concelho e distrito de Braga;
g) A Casa de Chá da Boa Nova, na freguesia de Leça da Palmeira, concelho de Matosinhos e distrito do Porto;
h) As Piscinas de Marés de Leça da Palmeira, na freguesia de Leça da Palmeira, concelho de Matosinhos e distrito do Porto.

Para saber mais

 

 

 

Abertura do procedimento de classificação do Santuário do Senhor Jesus da Pedra e do edifício da Torre do Tombo

Foi publicado no Diário da República, 2.ª Série, n.º 99, de 23 de Maio, o Anúncio n.º 6933/2011, de 12 de Maio de 2011, relativo ao despacho de abertura do procedimento de classificação do Santuário do Senhor Jesus da Pedra, freguesia de São Pedro de Óbidos, concelho de Óbidos, distrito de Leiria.

Foi publicado no Diário da República, 2.ª Série, n.º 100, de 24 de Maio, o Anúncio n.º 6998/2011, de 17 de Maio de 2011, relativo ao despacho de abertura do procedimento de classificação do edifício da Torre do Tombo, sito na Alameda da Universidade, freguesia do Campo Grande, cidade, concelho e distrito de Lisboa.
 

 


Para saber mais

 

 

 

20 a 22 de Outubro de 2011
9º Encontro de Arqueologia do Algarve - Call for papers
FISSUL - Silves


Vai realizar-se 9º Encontro de Arqueologia do Algarve que este ano terá lugar nos dias 20, 21 e 22 de Outubro, na FISSUL em Silves.
O evento assume novamente o seu formato regular objectivando-se na apresentação de comunicações e posters resultantes de trabalhos arqueológicos (de campo ou estudos) ocorridos na ou sobre a região do Algarve no biénio de 2010/2011.
Aceitam-se propostas de comunicações e posters até ao dia 24 de Junho.

Para saber mais

 

 

 

31de Maio, às 16h30
Projecto “Às terças na sacristia do Mosteiro de Alcobaça”
"Mosteiro de Santa Maria de Cós - Arte e Arquitectura»
por Ana Margarida Martinho
Mosteiro de Alcobaça

O Projecto intitulado Às Terças na Sacristia do Mosteiro de Alcobaça visa dar a conhecer a história do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, bem como o património móvel e edificado que lhe está associado.
Desta forma, divulgar-se-ão os trabalhos de investigação desenvolvidos pelos técnicos superiores deste serviço do IGESPAR, IP.
As temáticas são variadas e abrangentes, incluindo áreas como a História, a Arte, a Arquitectura, a Conservação e Gestão de Colecções, e o acervo da Casa–Museu Vieira Natividade.

Para saber mais

 

 

 

Lojas IGESPAR
1 de Junho - Dia Mundial da Criança

Encontre nas nossas lojas presentes encantados.
Para os príncipes e princesas temos muitas SURPRESAS!

Visite as nossas Lojas. Visite os nossos Monumentos.

 

Artigos disponíveis nas lojas IGESPAR

 

 

 

Até 30 de Maio de 2011
Exposição «Mar e Cor»
Mosteiro dos Jerónimos


Está patente no Mosteiro dos Jerónimos a Exposição Mar e Cor, com o objectivo de celebrar o Centenário do Nascimento do Mestre Martins Correia.

Para saber mais

 

 

 

Até 5 de Junho de 2011
Exposição “Os Africanos em Portugal: História e Memória (séculos XV-XXI)”
Torre de Belém


Está patente até o dia 5 de Junho na Torre de Belém a Exposição “Os Africanos em Portugal: História e Memória (séculos XV-XXI)” da autoria da Professora Isabel Castro Henriques, organizada pelo Comité Português do Projecto UNESCO A Rota do Escravo e a Comissão Nacional da UNESCO.


Para saber mais

 

 

 

Até 30 de Dezembro de 2011
Exposição «Alexandre Herculano: Guardar a Memória – Viver a História»
Mosteiro dos Jerónimos

Está patente, na Sala do Capítulo do Mosteiro dos Jerónimos, a Exposição Alexandre Herculano: Guardar a Memória – Viver a História.
Com esta exposição, o IGESPAR, I.P. e a Associação World Monuments Fund – Portugal pretendem homenagear Alexandre Herculano e contribuir para melhor dar a conhecer a vida e a obra deste grande cidadão português ao numeroso público que nos visita e, ainda, sensibilizar especialmente os jovens para a leitura e estudo das suas obras.


Para saber mais  

 

Subscrever Newsletter

 

 Contactos: igespar@igespar.pt                                       www.igespar.pt

 

 

 

 

 


Mensagem anterior por data: [Archport] Cortes na Cultura e o Coro dos Escravos Próxima mensagem por data: [Archport] Divulgação: Sons da pré-história
Mensagem anterior por assunto: [Archport] IGESPAR Newsletter Nº 58 Próxima mensagem por assunto: [Archport] IGESPAR Newsletter Nº 60