Lista archport

Mensagem

[Archport] A pirâmide e a mastaba serão encontradas em Agosto...

To :   archport <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] A pirâmide e a mastaba serão encontradas em Agosto...
From :   Alexandre Monteiro <no.arame@gmail.com>
Date :   Fri, 8 Jul 2011 13:44:22 +0100

Quotidiano

Novos sítios arqueológicos descobertos na Terceira

As descobertas foram feitas pela Associação Portuguesa de Investigação Arqueológica, depois de algumas visitas e viagens de recreio realizadas à ilha.

A Associação Portuguesa de Investigação Arqueológica (APIA), através dos seus departamentos de Proto-História e Pré-História, descobriu novos sítios arqueológicos na ilha Terceira, na sequência de viagens de recreio e visitas efectuadas, já este ano, à Região.

Estes dados não resultam de trabalhos arqueológicos planeados e sistemáticos.

Desta forma, foi descoberto um conjunto significativo de monumentos na Terceira, do tipo hipogeu (mais de cinco) e de pelo menos três “Santuários” Proto-Históricos, escavados na rocha, todos no Monte Brasil, na cidade de Angra do Heroísmo.

Um deles no “Monte do Facho” com estruturas tipo pias, associadas a canais provavelmente para libações, “Cadeiras” escavadas na rocha, um tanque cerimonial, coberto pela vegetação e dezenas de buracos de poste, que confirmam a existência de coberturas leves destes espaços.

Estes monumentos situam-se ao longo de todo o afloramento e nas proximidades de ruínas militares do século XX.

O segundo e o terceiro “santuários” localizam-se na área do Forte de S. Diogo em Angra do Heroísmo, e foram descobertos no mês de Junho deste ano; tratam-se ambos de grandes templos escavados dentro de monumentos do tipo hipogeu, de grandes dimensões muito bem conservados, com uma planta quase triangular, sendo que no primeiro existem quatro pias circulares, associadas a canais visando a recolha de água doce e a realização de rituais com libações, associadas com a água, provavelmente associadas a sacrifícios.

O segundo Templo-Santuário, também escavado na rocha, do tipo hipogeu, encerra no seu interior um tanque ritual, que se acede por escadinhas.

Ao longo do seu interior existe um banco onde se praticavam abluções. Este espaço apresenta ainda dois nichos onde se poriam a estátuas ou os bétilos da divindade.

Pela planta dos monumentos, pela simbologia e pelo contexto a equipa da APIA acredita, que se esteja perante um conjunto de templos dedicados a TANIT, deusa Cartaginesa (provavelmente do século IV a.C.).

JornalDiario

2011-07-08 09:30:00


http://www.jornaldiario.com/ver_noticia.php?id=36036


Mensagem anterior por data: [Archport] Inauguração da sede da ARA e lançamento do Catálogo "Castelo de Trancoso" Próxima mensagem por data: [Archport] Arqueologia da Arquitectura e História da Construção em Portugal
Mensagem anterior por assunto: [Archport] APIA - Arqueólogos Seixal Próxima mensagem por assunto: [Archport] Aplicação de software CAD no Desenho Arqueológico - Recursos