Lista archport

Mensagem

[Archport] Ainda as descobertas dos hipogeus

To :   "archport" <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Ainda as descobertas dos hipogeus
From :   José d'Encarnação <jde@fl.uc.pt>
Date :   Fri, 15 Jul 2011 15:24:48 +0100

Cartagineses nos Açores? Onde é que eu já ouvi algo semelhante?

 

Há 20 anos atrás, apareceu-me um jovem com uma foto de uma inscrição que dizia ser fenícia. Tinha quatro caracteres apenas. Virada a fotografia, o que se lia era I7..e qualquer coisa. Atribui tal facto à juventude do dito senhor e à sua fraca experiência, dado que ainda não concluíra a licenciatura, creio que em História.

 

Alguns anos depois, ouvi estupefacto, numa visita guiada a vários sítios arqueológicos do concelho, chamar a uma lagareta, um lugar de culto fenício. Os muros das propriedades em volta, com 40 cm de largura e 1 m de altura eram os muros de povoado fenício.

 

Depois, no mesmo lugar, a um eremitério escavado na rocha, com abundante material visigótico, ouvi o dito senhor chamar hipogeu fenício, tendo ilustrado o artigo (que se encontra publicado) com um belo vaso de resina, a que chamou um vaso de libações fenícias.

 

Posteriormente, em Góis, um batólito de granito, que um operário da Câmara Municipal com custo moveu para a berma com uma máquina, apresentava uma grande quantidade de sulcos recentes, a que o dito senhor chamou serpentes, vestígios de um culto ofiolátrico. Não fora a minha pronta intervenção pública, através de denúncia num jornal local, o Município pensava criar um Museu para albergar a "descoberta extraordinária".

 

Qual não é o meu espanto, ao verificar recentemente, num centro interpretativo que este senhor e a sua "associação" montaram no concelho de Seia, que lá se encontra o batólito com as marcas dos dentes da máquina do Sr. Celestino, operário da referida câmara.

 

Depois deste historial, não me espanta que ele faça semelhantes afirmações. Tenho dito muitas vezes entre amigos, que ele tem uma fixação (“ uma pancada”) por fenícios, e pelo que vejo agora, pelos cartagineses, na versão de deuses e cultos ofiolátricos". Na sua loucura, está convencido de que é verdade aquilo que interpreta (sem sustentação científica) e consegue enganar muita gente de boa-fé.

 

É, digamos, um charlatão da arqueologia, que denigre a imagem de quem faz um trabalho sério, e vai conseguindo enganar uns e outros, lucrando com isso. Não vou referir nomes, mas ele é tão bom que conseguiu dar a volta a um notável arqueólogo português que o atacara publicamente e que depois publicamente se retratou. Na altura, enviei um email a essa pessoa, dizendo-lhe que estava a ser enganado.

 

P.S. Todas as afirmações que proferi podem ser confirmadas através de artigos de jornais nacionais e locais, artigos de revistas científicas e reportagens de televisões, no espaço temporal dos últimos 20 anos.

 

Carlos Batata


Mensagem anterior por data: [Archport] Falecimento da Drª Maria Maria Próxima mensagem por data: [Archport] Holocénico o Blog disponível para download
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Ainda as Antas de Belas Próxima mensagem por assunto: [Archport] Ainda HEp 12