Lista archport

Mensagem

[Archport] Faleceu o Professor Pierre Carlier

To :   "archport" <archport@ci.uc.pt>, "Arqueohisp" <arqueohispania@yahoogroups.com>, "porras" <pporras@der.ucm.es>
Subject :   [Archport] Faleceu o Professor Pierre Carlier
From :   José d'Encarnação <jde@fl.uc.pt>
Date :   Wed, 27 Jul 2011 11:01:53 +0100

Acaba de me ser comunicado o falecimento, na noite de domingo para segunda-feira, o Doutor Pierre Carlier, professor da Universidade de Paris-Nanterre. As exéquias foram celebradas há momentos, a partir das 10 horas locais, na igreja de Sainte Marguerite du Vésinet.

            Havia, entre os amigos, a esperança de que lhe poderíamos entregar ainda em vida o volume de homenagem que está a ser preparado. Infelizmente, quis Deus que tal não fosse possível e resta-nos elevar ao Senhor uma prece pelo seu eterno descanso.

            E que se me perdoe se aproveito o ensejo para dar o meu brevíssimo testemunho acerca da pessoa e do professor, com quem tive oportunidade de privar amiúde, em diversas partes do mundo, pois que partilhámos um programa ERASMUS. E lembro-me, por exemplo, da sua participação no encontro da FIEC (Federation Internacionale des Études Classiques ), realizado na cidade de Ouro Preto (Brasil), em Agosto de 2008, tendo, depois, passado pelo Rio de Janeiro, onde estabeleceu contactos com docentes da Universidade Federal,  no sentido de um maior intercâmbio científico e pedagógico. 

            Será naturalmente recordado como pessoa de trato muito afável; um trabalhador incansável (o seu escritório em Nancy, que visitei, era uma ‘montanha’ de livros por todo o lado, mas ele sabia bem onde estavam…); um investigador probo; um dos grandes especialistas da Proto-História Egeia, das escritas pré-helénicas, cujo estudo e decifração constituiu, sem dúvida, uma das suas grandes paixões. Da sua obra saliento Homère (Paris, 1999, Librairie Arthème Fayard), que teve tradução portuguesa ( Mem Martins, Publicações Europa-América, 2008) e, sobretudo, Démosthène (Paris, Fayard, 1990), seguramente uma das sínteses mais brilhantes acerca do orador ateniense e da sua época.

            Perde a história da Grécia Antiga e do Próximo Oriente um dos seus mais notáveis estudiosos. Fica-nos aos amigos, aos colegas e aos discípulos o seu exemplo e… a saudade!

            Um abraço de mui sentidos pêsames a sua Esposa, Christine, aos seus filhos Aurélie e Guillaume, e demais família.

 

                                                                                                                                             José d’Encarnação

               

 

 


Mensagem anterior por data: [Archport] The riddle of the Syriac double dot: it’s the world’s earliest question mark Próxima mensagem por data: [Archport] Visita ao MESA e às escavações da Necrópole da Abóbada
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Faleceu o Professor Philip Tobias Próxima mensagem por assunto: [Archport] Faleceu o Prof. Klaus Schmidt