Lista archport

Mensagem

[Archport] IV Jornadas de software aberto para SIG e um artigo sobre a peste negra

To :   Archport <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] IV Jornadas de software aberto para SIG e um artigo sobre a peste negra
From :   António Correia <avantecomuna@iol.pt>
Date :   Wed, 31 Aug 2011 23:45:43 +0100

Ora Viva,
 

No decurso de uma obra de construção no centro histórico de Moscovo foram descobertos alguns artefactos interessantes que nos podem informar como é que era a vida da capital russa.
http://portuguese.ruvr.ru/2011/08/31/55470672.html
 
Director do IGESPAR, Gonçalo Couceiro, cessa funções por aposentação. Relembrando-nos o seguinte: “Foi no meu dito ‘consulado’ que o IGESPAR meteu um técnico superior licenciado em turismo. Temos gente de arquitectura, história, engenharia, arqueologia, economia e direito, mas não com formação turística”
http://www.publico.pt/Cultura/director-do-igespar-goncalo-couceiro-cessa-funcoes_1509996

No século XIV um terço da população europeia morreu com a peste negra, no entanto, este estudo que pretendo mostrar, evidência que, ainda hoje, há uma versão muito menos virulenta da bactéria que provocou a peste negra. Tendo alguns exames de DNA de ossadas de vítimas da terrível doença, encontradas numa fossa comum num cemitério medieval de Londres, revelarem parte do mesmo sequenciamento genético da peste bubónica moderna, apesar dos seus atributos diferentes.
Porém, um dos autores do estudo, o alemão Johannes Krause afirmou que “pelo menos esta parte da informação genética variou muito pouco nos últimos 600 anos”, acrescentando que “sem sombra de dúvida, o agente patogénico conhecido hoje como 'Yersinia pestis' também foi a causa da peste (negra) na Idade Média”

http://www.pnas.org/content/early/2011/08/24/1105107108.full.pdf+html?sid=74c5bc09-8479-491e-b8fe-758a643a94b9

O secretário de Estado da Cultura garantiu hoje a preservação de parte do alambor do castelo templário de Tomar e afastou a ideia de que tenha sido cometido qualquer crime contra o património.
Essa ideia "nem sequer se coloca", sublinhou Francisco José Viegas, admitindo que um dos objectivos da sua visita ao Convento de Cristo foi precisamente para "desfazer equívocos em relação a essa descoberta".
Acompanhado pelo director do Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico (IGESPAR), da responsável pelo Convento de Cristo e pelo presidente da câmara de Tomar, o secretário de Estado da Cultura sublinhou que não possui "qualquer razão para duvidar da qualidade dos técnicos, quer das intenções de todas as partes envolvidas".

http://www.otemplario.pt/ultimahora/noticia/?id=6912
 

No que toca a SIG passam a saber o seguinte: As IV Jornadas de Software Aberto para SIG vão-se realizar na cidade de Guimarães. As mesmas decorrerão de 2 a 4 de  Novembro de 2011, respectivamente 4a, 5a e 6a-feira, nas instalações do Centro Cultural Vila Flor e no Campus da Azurém da Universidade do Minho.
Aproveitando o retorno das edições anteriores, insiste-se em apresentações curtas e workshops, mas também vão-se proporcionar mais espaços para troca de experiências e para grupos mais focados em determinadas áreas ou tecnologias.
Há uma super comissão organizadora para garantir uma maior agilidade do secretariado e resolver rapidamente todas as questões burocráticas e logísticas.
A estrutura das Jornadas ficará ao cuidado do conselho da OSGeoPT. Essa estrutura será divulgada muito brevemente, com o anúncio do site de suporte às Jornadas. No site serão também publicadas as chamadas para a apresentação de trabalhos e organização de outras actividades dentro das Jornadas.
 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Victor Olaya começou a disponibilizar o "Livro Livre de SIG". Podem consultar mais informação sobre o projecto e descarregar o livro a partir de:
http://wiki.osgeo.org/wiki/Libro_SIG
É um esforço final, para ver se sai a primeira versão oficial do livro dentro de pouco tempo.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Um post interessante sobre uso de open source na arqueologia:
http://www.archaeogeek.com/blog/2010/08/04/making-archaeology-work-in-open-source/?goback=.gde_67505_news_165446021
 
 
 

 
Saúde e fraternidade,
António Correia
Siga-me no facebook:

http://pt-pt.facebook.com/people/Antonio-Correia/100001002237842
 

Mensagem anterior por data: [Archport] Obsidian artifacts point to Ice- Age mariners in prehistoric Greece Próxima mensagem por data: [Archport] JIA 2012 - Maio 2012 - Santiago de Compostela
Mensagem anterior por assunto: [Archport] IV Jornadas de Arqueologia Iberoamericana Próxima mensagem por assunto: [Archport] IV Jornadas Raianas