Lista archport

Mensagem

[Archport] Governo funde cinco organismos em duas novas direcções culturais

To :   <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Governo funde cinco organismos em duas novas direcções culturais
From :   "Paulo Monteiro" <pmonteiro@ntasa.pt>
Date :   Fri, 16 Sep 2011 18:36:12 +0100

Mudança aprovada em Conselho de Ministros
Governo funde cinco organismos em duas novas direcções culturais

16.09.2011 - Público, por Cláudia Carvalho

O instituto dos museus vai integrar-se ao instituto responsável pelo património e arqueologia (Nuno Ferreira Santos)
O instituto responsável pelo património e arqueologia, IGESPAR, vai fundir-se com o dos museus, IMC, e com a Direcção Regional da Cultura de Lisboa e Vale do Tejo, enquanto a Direcção-Geral de Arquivos vai juntar-se à Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, anunciou esta quinta-feira o Governo, no âmbito do Plano de Redução e Melhoria da Administração Central do Estado (PREMAC), aprovado em Conselho de Ministros.

Estas são as medidas até agora conhecidas do novo programa de reforma do Estado, que prevê no total a supressão de 137 entidades públicas, para área da Cultura, não se conhecendo até à data outros detalhes. O PÚBLICO contactou o assessor de imprensa da Secretaria de Estado da Cultura (SEC) para perceber de que forma vão ser aplicadas estas mudanças, que não quis comentar para já as novas medidas.

O primeiro exemplo para a Cultura é a criação de um novo organismo, a Direcção-Geral do Património Cultural, que agregará os serviços do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR), do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC), assim como da Direcção Regional da Cultural de Lisboa e Vale do Tejo.

Gabriela Canavilhas, deputada do PS e ex-ministra da Cultura, já reagiu a esta reestruturação, mostrando-se a favor da mudança. No entanto, ressalvou à Lusa, que "seria mais eficaz um Instituto dos Bens Culturais (IGESPAR + IMC), sem incluir a Direcção Regional de Lisboa e Vale do Tejo, que tem uma missão claramente diferente".


Duas reestruturações em cinco anos

"Uma Direcção-Geral em lugar de um Instituto Público impõe um maior centralismo administrativo e menor autonomia de procedimentos, o que pode agravar o peso burocrático da Administração Pública e causar menor agilidade na gestão diária de dezenas de museus, monumentos e sítios sob a mesma direcção", explicou.

Esta é assim a segunda reestruturação efectuada em menos de cinco anos na área do património e dos museus, uma vez que o IGESPAR e o IMC foram criados em 2007 no âmbito do PRACE (Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado). Na altura, o IGESPAR resultou da fusão do Instituto Português do Património Arquitectónico e do Instituto Português de Arqueologia, incorporando ainda parte das atribuições da extinta Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais.

O IMC, por sua vez, que tutela 28 museus e cinco palácios nacionais, reunia os anteriores Instituto Português de Museus, Instituto Português de Conservação e Restauro e ainda a Rede Portuguesa de Museus.

Em relação às outras cinco direcções regionais (Norte, Centro, Alentejo, Algarve e Açores), o governo não adiantou qualquer novidade, não se sabendo para já se estas continuarão a existir, se serão aliadas a outras instituições ou extintas.

No Conselho de Ministros de ontem ficou ainda decidida a fusão da Direcção-Geral de Arquivos com a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, medida que preocupou Antero Braga, director da Livraria Lello, no Porto. À Lusa, Antero explicou que a fusão tanto "pode ser positiva como extraordinariamente negativa", uma vez que as funções dos organismos "são completamente diversas". "Uma coisa é o arquivo, a pesquisa e a classificação dos livros e outra é a propagação do livro pelo país."

Neste processo de reestruturação do Governo foram criadas 25 novas estruturas, mediante fusões de organismos, enquanto 23 direcções-gerais, 19 institutos públicos, 19 órgãos consultivos, 18 governos civis e seis secretarias-gerais, entre outros órgãos, foram extintos.




*** *******
This message contains information which may be confidential and privileged. Unless you are the addressee (or authorized to receive for the addressee), you may not use, copy or disclose to anyone the message or any information contained in the message. If you have received the message in error,  please advise the sender by reply e-mail and delete the message.

Mensagem anterior por data: [Archport] Antropólogo precisa-se Próxima mensagem por data: Re: [Archport] O Alambor do Castelo Templario
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Falece Miguel Angel García Guinea Próxima mensagem por assunto: [Archport] Governo português oferece-se para ajudar a estudar o naufrágio da Namíbia