Lista archport

Mensagem

[Archport] Ai se ele cai, vai se partir...

To :   Archport <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Ai se ele cai, vai se partir...
From :   António Correia <avantecomuna@iol.pt>
Date :   Thu, 22 Sep 2011 11:42:49 +0100

Ora viva,
  1. Arqueologia industrial:

Stott Mill Engine resurrected after 27-year rebuild by Anson Engine Museum heroes
http://www.culture24.org.uk/history+%26+heritage/work+%26+daily+life/industrial+heritage/art364645
Sobre os últimos registos do passado industrial de Northamptonshire’s informo que acaba de ser publicado um bom livro:
http://www.northantset.co.uk/lifestyle/nostalgia/digging_up_county_s_industrial_foundation_1_3071316
 

  1. Últimas notícias da rota do românico:

Os secretários de Estado do Turismo e da Cultura, Cecília Meireles e Francisco José Viegas, respetivamente, vão presidir às sessões de abertura e de encerramento do primeiro Congresso Internacional da Rota do Românico, revelou hoje fonte da organização.
O congresso vai decorrer de 28 a 30 de setembro no auditório municipal de Lousada, com a participação de vários especialistas em arte românica, incluindo alguns de outros países europeus.
"A Rota do Românico pretende que este congresso internacional constitua um momento de alargada discussão e reflexão, de caráter multidisciplinar, dedicado ao património e ao seu papel no desenvolvimento e promoção dos territórios", lê-se num comunicado da organização.
Segundo a fonte, o número de inscrições já duplicou a capacidade do auditório, "superando largamente as expetativas e evidenciando a qualidade deste evento".
Nos três dias de trabalhos, os especialistas convidados abordarão temas ligados à conservação e salvaguarda do património, as artes tradicionais, o património intangível, o turismo e o desenvolvimento regional.
"O congresso representará, igualmente, uma oportunidade privilegiada para a produção e partilha de conhecimentos em torno do património, para uma profícua partilha e troca de experiências com representantes de projetos congéneres", acrescenta o comunicado da Rota do Românico.
As sessões do congresso serão complementadas com um programa social que inclui um jantar, no dia 30 de setembro, no mosteiro de Travanca, em Amarante, seguido de um concerto de Pedro Caldeira Cabral. O programa também prevê uma visita à Rota do Românico, no dia 01 de outubro.
A Rota do Românico inclui vários monumentos nacionais como mosteiros, igrejas e pontes, resultando da definição de um itinerário de visita alargado que procura valorizar o património arquitetónico românico na região.
Nos últimos anos foram recuperados todos os monumentos dos municípios do Vale do Sousa, incluindo áreas envolventes e produzido material promocional para atrair turistas.
Mais recentemente, a rota foi alargada aos municípios vizinhos do Baixo Tâmega, onde também existem vários monumentos.

http://noticias.comunidade.com.pt/noticia.asp?id=282240&t=Congresso-da-Rota-do-Rom%E2nico-junta-Turismo-e-Cultura

  1. Jornadas europeias do Património:

A Direção Regional de Cultura do Algarve  associa-se nos dias 23, 24 e 25 de setembro às celebrações das Jornadas Europeias do Património (JEP), evento coordenado, a nível nacional, pelo IGESPAR.
A Direção Regional de Cultura do Algarve escolheu como lema “A paisagem é a expressão do espaço que é vivido pelo Homem” (Gonçalo Ribeiro Telles), as iniciativas propostas são “pretextos” de encontro, de descoberta, de reflexão com a nossa paisagem cultural, património e identidade.
A programação

Estoi | Villa Romana de Milreu

Dia 23 | 18h00 - Lançamento do livro “Cultura em Conferência”, edição dos textos de reflexão das mesas temáticas para o Plano Estratégico de Cultura para o Algarve.
Local: Pousada Palácio de Estoi

Dia 24 | 16h30 - Recital de guitarra com Paulo Galvão, com o apoio da Academia de Música de Lagos.
Local: Templo de Milreu

Dia 25 | 9h00 - 15h00 - “De Milreu a S. Brás de Alportel na pegada dos Romanos”, um passeio de descoberta pelas vias e estruturas urbanas romanas. Uma parceria com a Associação Al’portel e o Museu Municipal de Faro. Número máximo de participantes 40, com inscrições até 22 de Setembro para: geral@cultalg.pt 

Monumentos Megalíticos de Alcalar

Dia 24 | 15h30 – 17h30 – “Do Centro Interpretativo ao povoado calcolítico e à necrópole de Monte Canelas” – um percurso acompanhado pela arqueóloga Elena Morán. Uma parceria com o Museu Municipal de Portimão e a Câmara Municipal de Lagos.

Ermida de N.ª Senhora de Guadalupe

Dia 24 | 15h30 – 16h30 – Arruada e Concerto pela Banda Filarmónica Silvense, no âmbito do projecto Filarmónicas dos Monumentos, uma co-produção da Direcção Regional de Cultura do Algarve e da Associação Regional das Filarmónicas do Algarve
Local: Concerto na Capela

Dia 25 | 17h00 – Exibição de “Memórias … de Guadalupe”, documentário sobre as duas festas que se realizam na Ermida: festa em honra de N.ª Sr.ª das Candeias, no dia 2 de Fevereiro e a festas da Espiga, na quinta-feira das Ascensão, comentado pelo Dr. Artur de Jesus. Uma iniciativa que pretende reforçar os laços de afectividade entre a população local e aquele monumento religioso.

Fortaleza de Sagres 

Dia 23 | 24 | 25 | 10h30, 12h00, 14h00, 15h30, 17h00 – Convite a explorar os recantos do Promontório através de visitas acompanhadas.

Dia 24 | 18h00 – Conferência “O Património conventual e a paisagem urbana no Algarve”, proferida pela Prof.ª Doutora Catarina Marado.
Local: Auditório

Dia 25 | 18h00 – Concerto “Jovens Solistas da Academia”, com o apoio da Academia de Música de Lagos.
Local: Capela de N.ª Sr.ª da Graça

Informações: 282 620 140 | fortaleza.sagres@cultalg.pt | geral@cultalg.pt

Informação complementar:
As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia e contam com a participação de 50 países, tendo como missão sensibilizar a população para a importância de proteger, preservar e valorizar o património.
Segundo o IGESPAR – Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, coordenador nacional do evento, o tema deste ano – “Património e Paisagem Urbana” pretende sensibilizar os cidadãos para a necessidade de proteger e valorizar as características da paisagem, nas cidades, vilas e aglomerados urbanos, entendida no seu sentido mais amplo.” 



http://noticias.universia.pt/tempo-livre/noticia/2011/09/21/869057/jornadas-europeias-do-patrimonio.html

  1.  

Campanha de escavações no Outeiro Lesenho, ao mesmo tempo que a empresa Nova Arqueologia arrancou com os trabalhos de registo arqueológico no Castro do Lesenho.
http://diarioatual.com/?p=27789&ec3_listing=disable

  1.  

Para a presidência da Pontifícia Academia Romana de Arqueologia, o Santo Padre indicou o Arquivista Chefe da Biblioteca Apostólica Vaticana, doutor Marco Buonocore.
http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_academies/archeologia/index_po.htm

  1.  

Peter Lund (1801-1880) encontrou uma série de fósseis diferentes no Brasil e decidiu dedicar-se à Paleontologia. Ele deu os primeiros contributos para o estudo da paleontologia brasileira.
http://www.youtube.com/watch?v=ThepEhQSgvc
Aliás, o Doutor Frederico Felipe de Almeida Faria da Universidade federal de Santa Catarina escreveu um artigo muito pertinente a propósito do dinamarquês Peter Lund, que para a época possibilitou uma compreensão bastante precisa da composição daquela fauna extinta
http://www.abfhib.org/FHB/FHB-03/FHB-v03-08-Frederico-Felipe-Faria.pdf
 
g)
A CMM, através do Gabinete de Gestão e Programação do Património Cultural, disponibiliza o livro “Património Arqueológico do Concelho de Mangualde”.
Trata-se da Carta Arqueológica do Concelho, elaborada em 1992. O valor da obra é de 5 € mais portes de CTT, contrareembolso. 173 páginas.
Os pedidos deverão ser efectuados para o mail
 antónio.tavares@cmmangualde.pt
http://www.pportodosmuseus.pt/?p=31037&utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+pportodosmuseus%2FrxgW+%28pportodosmuseus%29
 
h)
Encontram-se abertas as inscrições para a apresentação de comunicações e posters na II Mesa Redonda Artes Rupestres da Pré-história e da Proto-história subordinadas à temática: Estudo, Conservação e Musealização de Maciços Rochosos e Monumentos Funerários.
O evento irá decorrer entre os dias 10 e 12 de Novembro de 2011 no Anfiteatro Nobre da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Para mais informações poderá consultar o site:
 http://sites.google.com/site/artesrupestres
 
i)
Sinos do convento de Mafra: Ai se ele cai, vai se partir..
http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Lisboa&Concelho=Mafra&Option=Interior&content_id=2005801

J)
Livro à venda de Antonio Caballos Rufino e Sabine Lefebvre:
 Roma generadora de identidades.La experiencia hispana
http://www.casadevelazquez.org/pt/publicacoes/livraria-online/livro/roma-generadora-de-identidades/
 

 
Saúde e fraternidade,
António Correia
Facebook:

http://pt-pt.facebook.com/people/Antonio-Correia/100001002237842
 

Mensagem anterior por data: [Archport] 3er CONGRESO INTERNACIONAL DE ARQUEOLOGÍA EXPERIMENTAL. Próxima mensagem por data: [Archport] Tesouros.
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Ainda Stonehenge Próxima mensagem por assunto: [Archport] AJA online reviews - April