"A domesticação foi uma das mais importantes estratégias evolutivas possibilitando o sucesso, crescimento e domínio dos seres humanos no mundo, mas também das espécies animais e vegetais envolvidas neste processo complexo. Relativamente às espécies domésticas, vários são os exemplos das que se tornaram muito mais numerosas do que os seus ancestrais selvagens (...)
Neste projecto, pretendemos investigar e esclarecer o processo de domesticação de bovinos e canídeos que poderá ter ocorrido em território nacional utilizando uma abordagem arqueo-genética, ou seja estudar os restos ósseos de escavações zoo-arqueológicas através de uma abordagem multidisciplinar que combinará a análise osteométrica com a análise de polimorfismos de DNA.
Pretendemos responder a questões tais como:
a) Existe alguma evidência molecular de que terá ocorrido um processo de domesticação independente na Península Ibérica das espécies selvagens Bos primigenius e Canis lupus, que terá dado origem a alguma das raças nativas de bovinos e cães, respectivamente, que existem hoje neste território?
b) Qual é a composição genética dos restos ósseos antigos de canídeos e bovinos encontrados nesta região geográfica, e como se compara com a que encontramos nas raças modernas? Como terá evoluído a variabilidade genética ao longo do tempo? Estarão as alterações genéticas relacionadas com factos históricos, tais como, a ocupação muçulmana do sul da Península Ibérica?
c) Terá havido uma alteração da composição genética das raças Ibéricas devida a melhoramento por introdução de animais de outras regiões (e.g. oriundos do Norte de África)? Qual terá sido o contributo dos animais selvagens (fenómenos de introgressão)?
d) Qual o grau de compatibilidade entre a informação osteométrica e os dados arqueo-genéticos? Por exemplo, a determinação do sexo e da espécie de materiais ósseos com base em análises do DNA confirma dados osteométricos?
Os resultados deste estudo serão de grande relevância para aprofundar o conhecimento sobre as origens e a evolução das raças de animais domésticos da Península Ibérica e do Norte de África. O conhecimento sobre estes recursos genéticos é importante para assegurar a sua preservação. Este projecto terá, também, um impacto no conhecimento sobre as diversas culturas que habitaram este território, nomeadamente no que respeita à forma como estas se relacionaram com os seus animais domésticos. A divulgação e valorização do património arqueológico nacional estão intimamente associadas a este projecto."
Programa Zooarqueogenética. Nov. 2011.pdf
Description: Adobe PDF document
Mensagem anterior por data: [Archport] Curso de Pensamento Crítico Contemporâneo: Alguns representantes, por Vítor Oliveira Jorge - Prazo limite das inscrições - 30 de Setembro | Próxima mensagem por data: [Archport] 1.º Congresso de História e Património da Alta Estremadura |
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Curso "Zooarqueogenética: nos trilhos da domesticação e selecção animal" - Programa e inscrições disponíveis | Próxima mensagem por assunto: [Archport] Curso: "Lisboa: Evolução Urbana, da Época Romana ao Século XX" |