Lista archport

Mensagem

[Archport] A lista de mensagens electrónicas Archport

To :   archport <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] A lista de mensagens electrónicas Archport
From :   Ana Mesquita <isis.ankh@gmail.com>
Date :   Tue, 27 Sep 2011 22:44:22 +0100

Boa noite,

O fenómeno da existência de mensagens e diálogos desenquadrados da finalidade da lista Archport não é algo novo. Confesso que também não é a primeira vez que dou por mim a pensar que a moderação da lista deveria ser um pouco mais activa nesta questão e intervir antes que as situações comecem a assumir determinadas proporções. É possível até que isso seja feito, mas quando, pelo menos, é dado a conhecer já o "caldo está entornado".

Creio que haverá alguma confusão por parte de alguns utilizadores sobre o tipo de ferramenta que é uma lista de correio electrónico, ocorrendo frequentemente situações mais conformes a um mural de Facebook, chat, serviço de mensagens instantâneas ou fórum. Claro que deve existir alguma flexibilidade nestas coisas, mas o bom senso é fundamental, sob pena de se poder inutilizar um autêntico instrumento de trabalho que se revela, por diversas vezes, bastante valioso.

Uma lista de mensagens electrónicas consiste numa listagem de subscritores que escolhem receber notícias no e-mail sobre tópicos de discussão específicos. Serve essencialmente como um serviço de distribuição noticiosa especializada e daí a sua tremenda utilidade em ambiente académico e profissional. No entanto, diversos utilizadores da Archport actuam como se fosse um qualquer sistema de mensagens síncronas, publicando mensagens que pouco ou nada têm de notícia ou informação da área da Arqueologia, numa verdadeira sucessão de "parada-resposta". Isto inviabiliza a utilização normal da lista, tornando-se impossível ler todas as mensagens no meio de tanta coisa.

Friso que não sou, em absoluto, contra a discussão ou troca de ideias de uma forma cordial, educada e saudável. Todos aprendemos e saímos a ganhar com isso. Contudo, o serviço que muitos utilizadores terão subscrito originalmente pouco ou nada tem a ver com muitos dos episódios que aqui se vão sucedendo e que não ocorrem em tantas outras listas de discussão dos mais variados temas que por cá (ou lá por fora) existem.

Ora, não querendo amputar a liberdade de expressão de ninguém e não enveredando por um criticismo épico e demolidor, apenas gostaria de lançar uma ou duas sugestões. Por um lado, apelar a que algumas das discussões "off-topic" que surgem sejam encaminhadas pelos seus autores para outros meios, como a troca directa de mensagens de correio electrónico com outros interlocutores. Por outro, se existe efectivamente esta vontade (mais do que natural) de querer expor situações fora de âmbito, entrar em diálogo mais apurado sobre determinados temas, porque não propor-se a existência de um fórum que possibilite esse tipo de situações, com secções diferenciadas e que permita um serviço de troca de mensagens mais adequado à conversa e interacção entre os seus membros? Porque não dinamizar-se essa ideia, muito mais apta a dar resposta a essas questões?

Se falando nos desentendemos, é a conversar que a gente se entende...

Cumprimentos,

Ana Mesquita

Mensagem anterior por data: [Archport] Fwd: [nap-ualg] Fwd: [LITHICS-L] FW: latest Journal of Archaeological Science, Vol. 38, Iss. 11, 2011 Próxima mensagem por data: [Archport] AIA Photo Contest - Life of an Archaeologist
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Alimentação e gastronomia no Mundo Antigo, Gualtar (Braga), dia 24 de maio de 2013 Próxima mensagem por assunto: Re: [Archport] A lista de mensagens electrónicas Archport