Lista archport

Mensagem

[Archport] Complexo arqueológico de Gor Katri

To :   Archport <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Complexo arqueológico de Gor Katri
From :   António Correia <avantecomuna@iol.pt>
Date :   Thu, 27 Oct 2011 20:23:33 +0100

Ora viva,
Complexo arqueológico de Gor Katri
Mesmo com alguns dias de atraso, no próximo dia 30 de Outubro, as autoridades paquistanesas planeiam reabrir o templo de Gorakhnath, situado na cidade de Peshawar, conhecida pelo rigor islâmico da sua população.
"O templo será aberto neste domingo das 14h às 22h (horário local)", afirmou Bakhat Khan, funcionário do departamento de Arqueologia da província de Khyber Pakhtunkhwa, cuja capital é Peshawar.
Khan explicou que não pôde realizar a abertura do templo exatamente com o Diwali porque as autoridades não garantiriam a segurança dos hindus. A entrada ao templo, construído entre 1834 e 1849, será permitida somente aos fiéis hindus, sikhs e à imprensa.
O edifício religioso, situado no complexo arqueológico de Gor Katri, permaneceu fechado durante décadas, num país que é palco de frequentes ataques contra minorias religiosas, incluindo os hindus.
O Paquistão tem atualmente uma população aproximada de 180 milhões de habitantes e, segundo o último censo, de 1998, 1,6% da população é hindu, comunidade religiosa que se concentra, principalmente, na província sulina de Sindh.
Devido à baixa percentagem de hindus no Paquistão e sua pouca visibilidade, são os cristãos e os ahmadis, considerados hereges, os que sofrem maior discriminação.
As leis antiblasfêmias são uma das ferramentas dos grupos religiosos para extorquir estas minorias.
A aplicação destas normas gerou um grande debate nacional, que teve o seu clímax este ano com os assassinatos do governador da província de Punyab, Salmaan Taseer, e do ministro de Minorias, Shahbaz Bhatti.
O Governo paquistanês é frequentemente criticado por organizações de direitos humanos, já que as leis antiblasfêmias seguem em vigor.
No Paquistão não há muitos templos hindus, mas o mesmo não ocorre com os sikhs, comunidade que após a partilha do subcontinente (1947) se transferiu em massa para a Índia.
O funcionário paquistanês consultado pela Agência Efe não pôde dar uma estimativa dos hindus que irão acompanhar a abertura do templo. Mas, para a grande minoria, o Diwali será muito diferente
.
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5437005-EI294,00-Paquistao+reabrira+secular+templo+hindu+para+celebrar+festival+religioso.html
Saúde e fraternidade,
António Correia
 facebook
:
http://pt-pt.facebook.com/people/Antonio-Correia/100001002237842
 

Mensagem anterior por data: [Archport] IGESPAR Newsletter Nº 75 Próxima mensagem por data: [Archport] Nova ferramenta de pesquisa com base experimental
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Como a Genética nos pode ajudar a compreender a história e evolução humanas Próxima mensagem por assunto: [Archport] Computer Graphics and Urban Archaeology Augusta´s case study