Lista archport

Mensagem

Re: [Archport] Arqueologia fora de Portugal

Subject :   Re: [Archport] Arqueologia fora de Portugal
From :   gonçalo amaro <amaro_goncalo@hotmail.com>
Date :   Mon, 23 Jan 2012 15:54:20 +0000

Estimada Olinda,
 
Parece-me uma boa iniciativa, passo entao a contar a minha estória...
 
Chamo-me Gonçalo de Carvalho Amaro, sou licenciado em História variante arqueologia pela Universidade Nova e doutor em Pré-História e Arqueología pela Universidad Autónoma de Madrid e, neste momento, estou a exercer Arqueologia fora de Portugal, mais propriamente no Chile.
 
Estou no país há praticamente uma ano e tem sido muito positivo.  Trabalho em dois lugar: no Consejo de Monumentos Nacionales (uma espécie de IGESPAR) e dou aulas na Universidad Internacional SEK, também em Santiago. 
 
De um modo geral a Arqueología aqui no país está ainda num processo de crescimento, sendo que o curso é apenas impartido em duas universidades e, isto sim è curioso, os impactos ambientais e arqueologia de emergência, sao muito bem pagos, de tal modo, que muitos arqueólogos de qualidade abdicam da vertente universitária e certos alumnos também, até acabam por nao terminar os seus cursos para se dedicar a estes labores.
Sendo concreto, posso dizer que do ponto de vista da arqueologia de campo, realizam-se trabalhos inferiores aos que se realizam em Portugal, nao obstante, do ponto de vista teórico, pensamento arqueológico, prosposta de interpretaçao, parece-me que existe uma maior preparaçao e preocupaçao aqui no Chile. A arqueólogia é também encarada, aqui nestas terras, como uma variante da Antropología, isto é, está integrada nos departamentos de Antropología, aspecto que tem as suas vantagens para estudos pré-históricos e as suas desvantagens para estudos históricos.
 
Quanto ao meu trabalho aqui no Chile, tenho realizado sobretudo trabalhos de Etnoarqueología (processos de produçao de cerâmica) com a etnia mapuche (Sul do Chile), aspecto que, desde os meus tempos de estudante em Madrid, sempre me interessou e também participo no plano de melhoramento das leis e estrategías de preservaçao do património arqueológico na Ilha da Pascua (considerado actualmente o território com maior densidade arqueológica do mundo).
 
Aspectos positivos  há, todavia, muito trabalho por fazer na Arqueologia chilena.
 
Aspectos negativos a Arqueologia chilena é muito fechada, fruto de serem poucos arqueólogos e poucas universidades, assumo que no meu caso me facilitou o facto de a minha esposa ser chilena e de me ter preocupado por estudar um pouco as culturas e periodizaçoes que se utilizam no Chile.
 
Um grande abraço a todos os colegas portugueses.
 
PS: desculpem algumas faltas de acentuaçao e alguns prováveis espanholismos.
 
Gonçalo


Date: Mon, 23 Jan 2012 12:22:15 +0000
From: olinda.noronha17@gmail.com
To: archport@ci.uc.pt
Subject: [Archport] Arqueologia fora de Portugal



Bom Dia !
 
Nos dias que correm vemos ser frequentemente falado na emigração de jovens licenciados, mas acontece que a arqueologia ou licenciados em arqueologia, nunca constam no rol dos entrevistados para falarem da sua experiência noutro país. Assim, faço um apelo para que se há alguém na área da arqueologia ou afins, que esteja a exercer fora de Portugal, para que nos conte a sua experiência, ou então aos membros do archport de outras nacionalidades que nos descrevam as suas experiências e o funcionamento da Arqueologia noutros países.
 
Agradeço desde já a ajuda que possam prestar.
 
 
Saudações Arqueológicas...
--
Olinda Noronha


_______________________________________________ Archport mailing list Archport@ci.uc.pt http://ml.ci.uc.pt/mailman/listinfo/archport

Mensagem anterior por data: [Archport] II Encontro RuralRePort: Apelo a propostas de comunicação / sessões --- deadline 30 Março 2012 Próxima mensagem por data: [Archport] Segunda Circular - V JIA 2012 Santiago de Compostela
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Arqueologia fora de Portugal Próxima mensagem por assunto: [Archport] Arqueologia forense.