[Archport] "Rampa de Navios" do Cais Sodré - Lisboa
A notícia de "O Público", sobre a matéria em epígrafe, de acordo com as estatísticas facultadas pelo jornal relativas à edição on line está no top das mais lidas (70 993 leitores) bem como das mais partilhadas (263) embora os comentários sejam escassos (apenas 39).
Estes números revelam o crescente interesse pela Arqueologia que aliás se estende dos "USA" ao Japão, passando pelo Brasil.
Nesse sentido seria interessante que a comunidade de Lisboa, e não só, pudesse observar directamente a descoberta, em prazos definidos.
O que implica a boa vontade do arqueólogos responsáveis, do IGESPAR e do Dono da Obra.
Se as condições, pelo que deduzi da imagem publicada, são pouco favoráveis a essa hipótese, nesse caso seria interessante estabelecer pontes de comunicação com a cidade de Lisboa e de um modo geral com os portugueses, através dos inúmeros meios que a Novas Tecnologias de Informação facultam: Youtube; blogues; facebook e outros.
Os trabalhos arqueológicos, mesmo financiados por privados, são o serviço público e sendo assim é normal que os portugueses queiram acompanhar o processo, tanto mais que se suscitou a hipótese de novos achados.
Provavelmente as iniciativas que referi já estão a ser programadas ou já foram lançadas e eu não dei conta. Entretanto fica registada esta nota.
Saudações,
Francisco Sande Lemos