"as lutas laborais não se podem fazer através das greves, mas sim através da adaptação às novas exigências do mercado, sem colocar em causa o princípio da dignidade da pessoa humana."
"Por isso, não façam greve, pois o que precisamos é de qualidade no nosso trabalho e sobretudo produção de alta qualidade para não cair no abismo."
Primeiro, não sou politóloga, nem tão pouco estou ligada a partidos ou a sindicatos. Mas, também, penso!
Segundo, será correto dizer "greve geral", quando na prática só participa a função pública e os trabalhadores dos transportes (TAP, CP, Carris, Metro e STCP) que paralisam os pobres que não têm dinheiro para comprar, manter e andar de carro como o de este fulano: http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=531821
UPS!!! Era uma pessoa que deveria ser exemplar! Será que o que ele diz coincide com o que ele vive? Olhando para isto e para outras coisas eu penso que não.
Imagine-se na situação de um trabalhador arqueólogo a recibos verdes em que o patrão tem a política do "Faltou - Descontou". Para estes o dia de greve é uma perda monetária grave ao fim do mês. Mas, se ela for repetida muitas vezes, como por exemplo, os maquinistas da CP que, ganham mal em relação aos arqueólogos, cerca de 30 mil euros por ano, o arqueólogo vai passar um mau bocado!
Terceiro, será correto os professores universitários das nossas universidades iludirem os jovens, ao produzirem uma futura legião de arqueólogos desempregados. Quem os responsabiliza pelo número exagerado de formandos que todos os anos caem na triste realidade?
E os trabalhos precários.
Quartos, as lutas laborais não se podem fazer através das greves, mas sim através da adaptação às novas exigências do mercado, sem colocar em causa o princípio da dignidade da pessoa humana.
Por isso, não façam greve, pois o que precisamos é de qualidade no nosso trabalho e sobretudo produção de alta qualidade para não cair no abismo. Caso não tenham ideias de luta sem ser a greve, mandem-me emails que eu respondo!
Maria Inês
Citando Henrique Matias <henrique_matias@hotmail.com>:
Minha cara,em primeiro lugar, acho que este não é o local para estarmos com estas politiquices que eu, assim como muitos outros, gostariamos de discutir consigo. Agora, aqui é que não!! Isto é um fórum para se discutir arqueologia.Em segundo, se a senhora acha que o sindicato não deve ser independente, como a meu ver deveria de ser, vá defender isso mesmo às assembleias e plenários do grupo, futuro sindicato de trabalhadores de arqueologia. No proximo dia 24 é uma boa oportunidade! Aí podemos discutir o que quiser sobre a UGT e a CGTP.Em terceiro lugar, e para que fique esclarecido, esta Greve Geral Nacional é de todos os trabalhadores portugueses, independentemente do vinculo que têm, do sindicato a que pertencem, ou não pertencem, do partido que têm, ou não têm. E como o resto da classe trabalhadora portuguesa, muito que os arqueólogos têm a reivindicar! E todas as formas de luta são benvindas!Henrique MatiasFrom: mariaa_ines@sapo.ptSent: Wednesday, March 21, 2012 9:49 PMSubject: [Archport] Fwd: Re: Mas o GTPS está já filiado na CGTP ? GREVE GERAL, Quinta-Feira, 22 de MarçoDo ponto de vista da responsabilidade social a central UGT leva a melhor perante a CGTP.
Primeiro, a UGT não foje das reuniões tipo menina mimada que quer chocolates da marca " Chocopologie" porque são dos mais caros do mundo.
Segundo, a UGT recebeu elogios internacionais por ter assinado, em janeiro. um acordo tripartido para a competitividade, crescimento e emprego, coisa que a CGTP nunca consegui...
Já viu quais são os custos diretos e indiretos da falência de um país?
Que eu saiba acho que não!
Mas digo-lhe, são terríveis!
Maria Inês
----- Mensagem encaminhada de andre.s.mano@gmail.com -----
Data: Wed, 21 Mar 2012 19:03:18 +0000
De: Andre Mano <andre.s.mano@gmail.com>
Assunto: Re: [Archport] Mas o GTPS está já filiado na CGTP ? GREVE GERAL, Quinta-Feira, 22 de Março
Para: Ricardo Charters d'Azevedo <ricardo.charters@gmail.com>
Para: archport@ci.uc.pt
Correndo o risco de estar a desvirtuar o propósito da lista - e não estando ligado ao GTPS - aproveito a oportunidade de perguntar que interesse teria um Sindicato de Arqueologia filiado noutra central que não a CGTP?! É que se é para filiar numa central (UGT) que assina as coisas mais vergonhosas, mais valia nem ter começado!!
Contudo estou certo que não é esse o caso, e aproveito para felicitar os promotores do Sindicato pelo esforço e decicação. Espero que todos tenham consciência da importância da iniciativa.
Cumprimentos,
André ManoOn Wed, Mar 21, 2012 at 6:54 PM, Ricardo Charters d'Azevedo <ricardo.charters@gmail.com> wrote:
Espanta-me a mensagem abaixo, pois somente os sindicatos afectos à CGTP (que é dirigido por um quadro do PCP) marcaram a Greve "Geral" (!). A UGT e outros sindicatos não aderiam à greve da CGTP, dai que não é Geral. Daí a minha pergunta : se o GTPS já é filiado na CGTP e se tal foi discutido em alguma reunião ?
[Archport] GREVE GERAL, Quinta-Feira, 22 de Março
To : archport@ci.uc.pt
Subject : [Archport] GREVE GERAL, Quinta-Feira, 22 de Março
From : Grupo pró sindicato Arqueologia <gtsindicato@gmail.com>
Date : Tue, 20 Mar 2012 11:18:47 +0000
Caros Colegas,
- Considerando que as questões que têm levado o GTPS a apoiar iniciativas semelhantes não só se mantêm, como pioraram substancialmente;
- Considerando o constante agravamento das condições de trabalho e de vida que se verifica e que se intensifica a cada dia com as medidas de austeridade contra os trabalhadores portugueses;
- Considerando que só um grande esforço de solidariedade e união entre os trabalhadores dos vários sectores, mas também entre todos os portugueses, pode inverter o rumo de uma política de agravamento das desigualdades sociais;
O GTPS apela a todos os trabalhadores na área da Arqueologia que adiram à Greve Geral de 22 de Março de 2012.
O GTPS apela ainda à participação, sempre que possível, nos respectivos Piquetes de Greve e nas acções de rua programadas para dia 22 de Março.
O comunicado sobre a adesão à Greve Geral e com as Concentrações Nacionais em todo o país pode ser lido na íntegra aqui:COMUNICADO DO GTPS SOBRE A GREVE GERAL DE 22 DE MARÇO
---
Grupo de Trabalho Pró-Sindicato em Arqueologia
http://www.sindicatodearqueologia.blogspot.com
http://www.facebook.com/gtpsarqueologia
gtsindicato@gmail.com
_______________________________________________
Archport mailing list
Archport@ci.uc.pt
http://ml.ci.uc.pt/mailman/listinfo/archport
--
..................................
André Mano
http://opussig.blogspot.com/
----- Finalizar mensagem encaminhada -----
_______________________________________________
Archport mailing list
Archport@ci.uc.pt
http://ml.ci.uc.pt/mailman/listinfo/archport
_______________________________________________
Archport mailing list
Archport@ci.uc.pt
http://ml.ci.uc.pt/mailman/listinfo/archport
Mensagem anterior por data: [Archport] Novas Intervenções nas Ruínas Romanas de Tróia (Grândola)." | Próxima mensagem por data: [Archport] Bioarqueóloga americana analisa vestígios humanos recolhidos na gruta da Lapa do Suão |
Mensagem anterior por assunto: Re: [Archport] Fwd: Re: Mas o GTPS está já filiado na CGTP ? GREVE GERAL, Quinta-Feira, 22 de Março | Próxima mensagem por assunto: [Archport] Fwd: Fwd: Re: Mas o GTPS está já filiado na CGTP ? GREVE GERAL, Quinta-Feira, 22 de Março |