Lista archport

Mensagem

[Archport] Assembleia Constituinte do Sindicato dos Trabalhadores de Arqueologia -LUSA

Subject :   [Archport] Assembleia Constituinte do Sindicato dos Trabalhadores de Arqueologia -LUSA
From :   Cézer Santos <cezer.santos@gmail.com>
Date :   Wed, 28 Mar 2012 10:16:09 +0100

Arqueologia: Grupo de profissionais quer criar sindicato para defender o setor (C/ÁUDIO)

    *** Serviço áudio disponível em www.lusa.pt ***

Lisboa, 27 mar (Lusa) - Um grupo de profissionais ligados à área da arqueologia está tentar constituir um sindicato que defenda "melhores condições de trabalho" no país, disse hoje à Agência Lusa fonte ligada ao processo.

De acordo com Ana Mesquita, uma das fundadoras do Grupo de Trabalho Pró-Sindicato em Arqueologia, realizou-se no último fim de semana, em Lisboa, uma assembleia constituinte com a presença de cerca de uma centena de profissionais ligados ao setor, onde foram aprovados os estatutos.

Os organizadores pretendem criar o STARQ - Sindicato dos Trabalhadores de Arqueologia, que abrangerá não só arqueólogos, mas também desenhadores de arqueologia, antropólogos físicos e conservadores restauradores.

"Contradizendo que os sindicatos estão fora de moda, queremos criar um que defenda estes profissionais no país", comentou Ana Mesquita.

Indicou que os principais problemas prendem-se com a precariedade no trabalho, dificuldades no acesso à profissão, problemas de saúde, higiene e segurança, desgaste na profissão e atrasos no pagamento de salários.

"Queremos criar o sindicato para lutar por melhores condições de trabalho", disse Ana Mesquita, acrescentando que o processo de constituição do sindicato irá seguir as formalidades necessárias e esperam que seja legalizado "a curto prazo".

Na comissão instaladora estão Joana Dias Pereira, Inês Coelho e André Mano, indicou.

Questionada sobre o universo de profissionais que representam, Ana Mesquita disse que é muito difícil de contabilizar porque as próprias entidades estatais têm poucos números.

"A volatilidade e precariedade no meio laboral é grande e há muitas pessoas que não têm acesso ao trabalho. Por outro lado, há muitas pessoas a sair das universidades todos os anos", avaliou.

Indicou ainda que as duas maiores associações existentes no país ligadas à arqueologia – a APA (Associação Profissional de Arqueólogos) e a AAP (Associação de Arqueólogos Portugueses) – têm colaborado ativamente neste processo.

AG.

Lusa/Fim


Mensagem anterior por data: [Archport] Sindicato/Baixo Sabor/a.greve.dos.escravos.do.Medal. Próxima mensagem por data: Re: [Archport] Fwd: Greve Geral.
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Assembleia Constituinte a todo o vapor! Próxima mensagem por assunto: [Archport] Assembleia Geral da APA