Caros Archportianos
Faleceu o Professor Doutor Walter Sousa Medeiros, que durante décadas enobreceu os estudos clássicos, projectando a Universidade de Coimbra, a partir do Instituto de Estudos Clássicos, muito para além das salas de aula. Aliando invulgarmente sabedoria e simplicidade, a que não faltava um toque de humor, tivemos oportunidade de aproveitar dessa sabedoria em diversas ocasiões em que o nosso Latim se deparou com dificuldades especiais.
Não nos cabe traçar aqui um elogio, que deixaremos a outros, mais habilitados, mas não queremos deixar de exprimir mágoa e reconhecimento no momento em que desaparece mais um Mestre.
Como Homero escreveu -e é preciso relê-lo nestes tempos de dúvida- os homens são como folhas varridas pelo vento das estações. Uma geração passa e outra vem, criada pela floresta vigorosa. Assim desejamos que suceda na Universidade, quando passa uma geração de docentes e outra a substitui. O melhor prémio para os que partem é a certeza de que a Universidade continua, para além de tudo o que contra ela se levanta, dentro e fora.
Vasco Gil Mantas