Lista archport

Mensagem

Re: [Archport] Arqueologia na FCSH

To :   <archport@ci.uc.pt>
Subject :   Re: [Archport] Arqueologia na FCSH
From :   gonçalo amaro <amaro_goncalo@hotmail.com>
Date :   Thu, 17 May 2012 16:14:13 +0000

Leio com muito interesse as manifestações dos alunos da FCSH, no meu tempo (2000-2004), não existiam estes portais, e creio que não teríamos coragem de fazer estas chamadas de atenção, mesmo como anónimos. Felicito-os pela coragem, tanto na defesa, como na crítica a professores... sabendo de antemão que isso também tem as suas desvantagens.


No meu tempo existiam três grupos de alunos de Arqueologia na Nova (recordemos que só a partir de 2004, passou a ser obrigatório ter escavações para terminar a licenciatura): 1- os que apenas estavam no curso por estar; 2- os estavam ligados aos professores Rosa e Mário Varela Gomes; 3- os que deambulavam em escavações com profissionais nacionais e estrangeiros de outras universidades. Reconheço que estava neste último grupo, no entanto, pelo menos do meu ano, era, dos que faziam parte desse grupo, aquele que provavelmente mantinha melhores relações com os professores Varela Gomes, o suficiente para poder afirmar que se tratam de pessoas muito correctas e de palavra (algo muito importante nos tempos que correm).


Fui também aluno do professor João Paulo Costa e não tenho nada a apontar, era um competente especialista em história da Expansão. Também apanhei o André Teixeira como professor; na altura subsistiu o professor João Paulo Costa como professor no curso de Expansão no segundo semestre, era muito jovem (aluno de mestrado em História) e era a sua estreia, motivo que, devido a invejas, levou a que muitos alunos não o respeitassem e tivessem comentários menos positivos, na maioria injustos, sobre a sua pessoa. Agora certamente já terá a sua carreira consolidada, apenas me surpreende, passados tantos anos, que esteja ligado à Arqueologia, nos dois anos que coincidi com ele na universidade, nunca lhe conheci esse interesse… mas as pessoas têm direito à mudança.


Dos restantes nomes falados, todos eles respeitáveis, e com obra feita, como os anteriores, nenhum foi professor no meu tempo, e de todos eles apenas tive a importunidade de conhecer a professora Catarina Tente, há cerca de dois anos, quando se estava a formar o Centro de Investigação de Arqueologia na FCSH, também me surpreende que agora aparentemente esteja “numa facção” oposta à dos professores Varela Gomes, pois nessa altura, pareceu-me muito próxima… novamente acho que as pessoas têm direito à mudança e volto a referir que não conheço os promenores da situação.


Mas a minha maior surpresa está relacionada com esta suposta separação (corrijam-me se estou errado) dentro da própria área de Arqueologia, fenómeno que nunca existiu no meu tempo, onde, acho eu, todos remavam para o mesmo lado.


Um abraço a todos os colegas da FCSH, passados, actuais e futuros


Gonçalo

PS: Provavelmente estou-me a queimar com este email mas, para ser sincero, creio que a minha oportunidade de regressar a Portugal como arqueólogo já passou há muito, quando ainda era estudante de doutoramento em Espanha.  




From: labornok@hotmail.com
To: archport@ci.uc.pt
Date: Thu, 17 May 2012 15:41:11 +0000
Subject: [Archport] Arqueologia na FCSH

Não é má ideia não senhor. Deviam era todos os alunos e investigadores fazer o mesmo. Pode ser que se lá caíssem 200 cartas alguém pusesse a mão na consciência.

No entanto isso não invalida que o debate seja público e que os arqueólogos em Portugal saibam o que se passa dentro das faculdade pagas com o dinheiro dos contribuintes.




From: alexandre.monteiro@gmail.com
Subject: REF: [Archport] Arqueologia na FCSH
Date: Thu, 17 May 2012 16:33:31 +0000
To: labornok@hotmail.com

Nao. Mas enviando uma carta ao director da fcsh, com conhecimento à reitoria, pedindo, enquanto aluno pagante, esclarecimentos sobre esta polemica, agora publica, que desprestigia a unl... E tu devias fazer o mesmo. ;)

Enviado do meu HTC



De: Tania Casimiro <labornok@hotmail.com>
Enviado: quinta-feira, 17 de Maio de 2012 15:02
Para: port arch <archport@ci.uc.pt>
Assunto: [Archport] Arqueologia na FCSH

Caro Alexandre Monteiro

Pegando nas palavras de Dias Diogo "A FCSH da Univ. Nova de Lisboa é um clube privado ou uma instituição pública, gerida com verbas públicas, que tem de prestar publicamente conta do que nela se passa?"
Esta é uma discussão pública, acerca do que se passa numa universidade pública e atendendo aos tempos que correm, onde
dificilmente se colocariam quase 2000 pessoas numa sala para discutir tais assuntos este é, possivelmente, o melhor veículo de
comunicação.
Está mais que provado que muita, mas muita gente, está atenta a esta discussão.

Terás de me dizer que outros locais há onde se possa discutir isto. Talvez à porta fechada num qualquer gabinete no 6º andar?


Tânia Manuel Casimiro

_______________________________________________ Archport mailing list Archport@ci.uc.pt http://ml.ci.uc.pt/mailman/listinfo/archport

Mensagem anterior por data: [Archport] Arqueologia na FCSH Próxima mensagem por data: [Archport] IGESPAR Newsletter Nº 98
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Arqueologia na FCSH Próxima mensagem por assunto: [Archport] Arqueologia na FCSH