Lista archport

Mensagem

[Archport] Arqueologia

Subject :   [Archport] Arqueologia
From :   Pedro Monteiro <ark.monteiro@gmail.com>
Date :   Mon, 28 May 2012 22:45:42 +0100

Infelizmente o estado da arqueologia em Portugal levou-me a pensar o que fazer para melhorar a vida. E cheguei a uma conclusão. A única forma de trabalhar em arqueologia em Portugal de modo a produzir conhecimento ou valorizar o património é arranjando um emprego para a subsistência desviando a arqueologia para um hobby pós laboral.

No dia 28 de Maio de 2012 22:29, Pedro Monteiro <ark.monteiro@gmail.com> escreveu:
Concordo plenamente com o João Silva, acrescentando que infelizmente a má prática arqueológica não acontece só nas empresas


No dia 27 de Maio de 2012 23:36, Pedro Monteiro <ark.monteiro@gmail.com> escreveu:

Para mim todo o trabalho deve ser remunerado seja em arqueologia ou noutra área qualquer, e todo o trabalho deve ser realizado por profissionais e não por curiosos. O que me mete confusão é a Arqueologia não ser levada a sério por grande parte dos profissionais da área.

No dia 27 de Maio de 2012 20:33, Pedro Monteiro <ark.monteiro@gmail.com> escreveu:



---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Pedro Monteiro <ark.monteiro@gmail.com>
Data: 27 de Maio de 2012 20:31
Assunto: Re: REF: [Archport] Trabalho de Voluntariado
Para: Alexandre Monteiro <no.arame@gmail.com>



Esse desfasamento só acabará com uma séria regulamentação da actividade arqueológica, mas o que me choca profundamente é a falta de respeito que muitos profissionais demonstram pela actividade arqueológica e pelo património. Porque se não formos os primeiros a respeitar a nossa profissão, não podemos pedir que a sociedade em geral respeite tanto a arqueologia em si como os seus intervenientes.
Infelizmente não auguro nada de bom para o futuro próximo da arqueologia neste país. 

No dia 27 de Maio de 2012 19:17, Alexandre Monteiro <no.arame@gmail.com> escreveu:

(fui mais rápido do que o meu telefone)

Como dizia, feliz ou infelizmente, valoriza-se mais um médico ou um mecânico de automóveis do que um arqueólogo. Como exemplificava um antigo professor meu de Economia, se há médicos que cobram 80 euros por 10 minutos de consulta é porque há quem está disposto a pagar esse preço.

Não me choca nada o voluntariado parcial (afinal, fornece-se tecto e comida, que também custam dinheiro). Choca-me mais o desfasamento entre o que preconiza a lei, que exige protecção ao património, e realidade.

Enviado do meu HTC



De: Pedro Monteiro <ark.monteiro@gmail.com>
Enviado: domingo, 27 de Maio de 2012 18:57
Para: archport@ci.uc.pt
Assunto: [Archport] Trabalho de Voluntariado

Boa Tarde Archportianos

E que tal, nesta época de crise, alargar os trabalhos voluntários, que acontecem na actividade arqueológica, para outros sectores da sociedade.
Como era bom ter médicos ou alunos de medicina ou simplesmente curiosos da área que pudessem dar consultas gratuitas, passar receitas e até fazer cirurgias de forma voluntária.
E por não pedir engenheiros, arquitectos e até trabalhadores da construção voluntários para construírem a casa que sempre sonhamos.

E porque não deixar de haver trabalhos remunerados e passar a haver somente trabalho voluntário em todos os sectores da sociedade. De certo que a TROIKA apoiaria a implementação destas medidas.

Fiquem a pensar
Cordialmente
Petrus 






Mensagem anterior por data: Re: [Archport] REF: Trabalho de Voluntariado Próxima mensagem por data: Re: [Archport] REF: Trabalho de Voluntariado
Mensagem anterior por assunto: [Archport] arqueologia Próxima mensagem por assunto: [Archport] Arqueologia 97 / Portico Semanal 772