Lista archport

Mensagem

[Archport] ARQUEOLOGIAS 2.0 - Arqueologia Cognitiva (Rita Tavares)

Subject :   [Archport] ARQUEOLOGIAS 2.0 - Arqueologia Cognitiva (Rita Tavares)
From :   Tiago Gil <arqueotigas@gmail.com>
Date :   Thu, 7 Jun 2012 21:22:27 +0100

ARQUEOLOGIAS 2.0

Arqueologia dos Cognitiva (Rita Tavares) 


Caros 'archportianos' e 'histportianos',
Na próxima sexta-feira, dia 8 de Junho, por volta das 16 horas, terá lugar na sala do Instituto de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Palácio Sub-Ripas), a 10ª comunicação do Ciclo de Conferências "ARQUEOLOGIAS 2.0", e contará com a presença de Rita Tavares (Aluna da Licenciatura em Arqueologia e História pela FLUC). Terá ainda lugar, no final da comunicação, um ponto de situação acerca das várias conferências que ocorreram ao longo dos últimos 3 meses e dar-se-à por encerrado o Arqueologias 2.0.

Esta iniciativa é gratuita e não carece de marcação antecipada.

Contamos com a vossa presença!

Cordiais Saudações

Arque à Parte

--
Arqueologia Cognitiva (Rita Tavares)

RESUMO: Alcançar o que as sociedades do passado, sem escrita, pensavam pode revelar-se uma tarefa espinhosa. Para a Nova Arqueologia, dos anos 60, tentar ir além do artefacto palpável resultava numa perda de objectividade, incompatível com o objecto de estudo de uma disciplina que começava a ganhar o respeito entre a comunidade científica.

No entanto, o homem não podia continuar a ser visto como um mero produtor, submetido a leis gerais e abstractas que condicionavam a sua conduta. Reconhecendo a limitação que era atribuir uma tal rigidez ao percurso histórico, a arqueologia cognitiva nasce como uma extensão do processualismo, decidida a discutir sobre o significado oculto dos objectos.

Veremos que, apesar do seu contributo  para a valorização de um pensamento simbólico, a arqueologia cognitiva não foi bem sucedida ao tentar manter a objectividade e na criação de um método eficaz. Esbarrando na complexidade da mente humana e nas suas cambiantes, é criticada por se afastar da via processualista e por resvalar nos erros apontados à arqueologia interpretativa.

Será possível conhecer  o mundo das ideias? E, se sim, como saberemos que o conhecemos tal e qual o do passado?


--

Mais informações:
arqueaparte@gmail.com
arqueaparte.weebly.com
www.facebook.com/arqueaparte

--
Tiago Gil

Mensagem anterior por data: [Archport] Afinal há paises que "cortam" mais que em Portugal e não foram mandados por uma troika... Próxima mensagem por data: [Archport] Faleceu o Professor Philip Tobias
Mensagem anterior por assunto: [Archport] ARQUEOLOGIAS 2.0 - Arqueologia Cognitiva (adiamento) Próxima mensagem por assunto: [Archport] Arqueologia saudosista