CASTELO DE CRESTUMA
Durante a segunda quinzena de Julho e até 24 de Agosto decorreu no Parque Botânico do Castelo de Crestuma a terceira campanha de escavações arqueológicas organizada pelo Gabinete de História, Arqueologia e Património da Confraria Queirosiana, com o patrocínio da empresa Águas e Parque Biológico de Gaia, EEM e a colaboração do Solar Condes de Resende no apoio técnico e estudo, tratamento e divulgação do espólio exumado, e ainda o apoio logístico da Junta de Freguesia e do Centro Náutico de Crestuma.
Na presente campanha os trabalhos abriram uma nova frente que pôs a descoberto a implantação da torre nascente desta construção da Alta Idade Média, pondo em evidência o assentamento das estruturas defensivas em madeira cobertas por telhados cerâmicos.
Refira-se, a propósito, que têm sido relativamente raras as intervenções em castelos deste tipo no território português, razão que leva a equipa a procurar paralelos noutras áreas da Península e um pouco por toda a Europa onde existem estruturas semelhantes da mesma época.
Os trabalhos prosseguiram no topo da colina, onde se multiplicam as estruturas talhadas na rocha para assentamento de antigas estruturas já desaparecidas, e na praia de Favaios onde tudo leva a crer ter existindo um fundeadouro no período Tardo-romano e Alta Idade Média.
A equipa é coordenada pelos arqueólogos J. A. Gonçalves Guimarães e António Manuel Silva e dela fazem parte os arqueólogo Laura Peixoto, Pedro Pereira, Paulo Lima, Paulo Lemos e Filipe Pinto e a patrimonióloga Fátima Teixeira, além de outros licenciados e estudantes de Arqueologia. Como complemento dos trabalhos, ou mesmo precedendo-os, têm sido realizadas sondagens eletromagnéticas para deteção de possíveis estruturas enterradas na praia de Favaios e recolha de sedimentos e ecofactos para análises paleoambientais, bem assim como o registo das variações dos níveis fluviais do Rio Douro, para a integral compreensão do monumento e da sua envolvência.
A apresentação dos resultados da presente campanha irá ser feita em diversos fóruns internacionais já no presente ano, nomeadamente em Portugal, Itália e Espanha e a equipa prepara, com a colaboração do Parque Biológico, a realização de um colóquio internacional sobre este tipo de construções que terá lugar em Maio do próximo ano em Vila Nova de Gaia. (em Eça & Outras, IIIª. Série, n.º 48 – Sábado, 25 de Agosto de 2012, publicada por ASCR-Confraria Queirosiana)