CABEÇO DO PÉ DA ERRA 2/3
Está em curso a 2ª Campanha de escavações na quinta calcolítica do Cabeço do Pé da Erra (Coruche).
Trabalhos dirigidos por Victor S. Gonçalves e Ana Catarina Sousa, com o apoio da UNIARQ (Grupo UM, Projecto ANSOR) e da Câmara Municipal.
Este ano, participam alunos das Universidades de Lisboa, Estocolmo, Minho, Porto e Coimbra.
O CPE é uma pequena quinta que domina parte do curso do Sorraia e cujos poucos habitantes (15?) se dedicavam à lavoura e a actividades conexas. Estavam integrados nas redes de troca de anfibolito, do sílex e da variscite. Sob o ponto de vista dos grupos cerâmicos do 3º milénio, dominava largamente a folha-de-acácia e a sua variante folha de crucífera.
Como se recolheu um 'ídolo de cornos', talvez já pegassem touros? Duvido, mas aqui está o povo dos campos e não o dos grandes aglomerados, as macro-aldeias. Pela pequena dimensão, seria desinteressante? Disparate. A recuperação de importantes áreas funcionais, como a ´padaria', as áreas de combustão, a área de depósito do equipamento culinário (com mais de nove recipientes de diferentes tipologias num único plano) são prova do contrário.
Dia 15, sábado, reunião no Museu de Coruche às 15:00 h, transporte fornecido pela autarquia para o sítio, visita guiada e às 17:30 conferência no Museu.
Todos os que vierem serão bem recebidos e os que não puderem vir terão uma exposição na Faculdade de Letras de Lisboa em Outubro e uma sessão na Associação dos Arqueólogos Portugueses
Até breve
-- Prof. Victor S. Gonçalves
Centro de Arqueologia - Faculdade de Letras
P-1600-214 Lisboa, Portugal
00351-217920057, 966033693, Fax: 217920059