Lista archport

Mensagem

[Archport] às 17h 30 min chegou a notícia com a proposta de extinção da Fundação Côa Parque..

To :   Archport <Archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] às 17h 30 min chegou a notícia com a proposta de extinção da Fundação Côa Parque..
From :   mariaa_ines@sapo.pt
Date :   Tue, 25 Sep 2012 23:39:14 +0100

É de lamentar os altos custos financeiros da construção do museu do Côa, cerca de 20 milhões de euros.

Por outro lado, o presidente da Fundação Côa devia trabalhar no sentido de captar o investimento privado em vez de andar a reboque dos 1,4 milhões de euros por ano vindos do Governo.





O presidente da Fundação Côa Parque (FCP) disse hoje à Lusa ter ficado "surpreendido" com a notificação para a proposta de extinção deste organismo que gere o Museu do Côa e o Parque Arqueológico do Vale do Côa.

"Foi uma reação de surpresa, já que a fundação foi criada recentemente e o Governo já estava par das dificuldades e da avaliação que o Tribunal de Contas tinha feito às fundações", acrescentou Fernando Real.

O responsável destacou que o orçamento da FCP é "muito próximo" do que o IGESPAR gastava quando tutelava o museu e o parque.

"Para fazer face às despesas fixas, são necessários 1,4 milhões de euros por ano ", disse.

"Só por volta das 17.30 de hoje é que chegou a notificação à fundação", frisou.

Nos planos dos responsáveis pela fundação estavam incluídos uma série de projetos dinamizadores do território do parque arqueológico e do museu, que passavam por visitas aos principais núcleos arqueológicos espalhados por todo o vale, exposições temporárias e concertos de música, entre outras iniciativas.

A FCP foi criada por decreto-lei em junho de 2010, com o objetivo de promover a salvaguarda, conservação, investigação, divulgação e musealização da arte rupestre e demais património arqueológico, paisagístico e cultural.

A fundação tem agora dez dias para responder à notificação, situação que está a ser acautela pelos membros do Conselho de Administração da FCP para "ponderar nas razões evocadas e expor a quem de direito" a sua posição.

Passados mais de dois anos após a abertura do museu, o responsável por este espaço e ainda pelo parque do Côa, que abriu em 1996, disse haver ainda muito para fazer naquelas duas infraestruturas.

RTP online


Mensagem anterior por data: [Archport] FW: Mestrado de SIG em Planeamento e Gestão do Território Próxima mensagem por data: [Archport] APEQ Visita de Estudo ao Baixo Sabor 13-14/Outubro/2012
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Üntermann Próxima mensagem por assunto: [Archport] último livro de T. Ingold.