Lista archport

Mensagem

Re: [Archport] Catástrofe no Património Cultural

To :   "ARCHPORT" <Archport@ci.uc.pt>
Subject :   Re: [Archport] Catástrofe no Património Cultural
From :   José Esteves <jjesteves@mail.telepac.pt>
Date :   Tue, 2 Oct 2012 18:10:06 +0100

Tem razão, desculpe. Corrijo o meu e-mail anterior.

Várias centenas de processos de proteção de monumentos vão caducar. Simples azar.

Ou não ? Neste caso cada um procure as razões. Talvez um alinhamento desfavorável em constelação de estrelas situadas nos confins no universo; talvez o porteiro de serviço à porta do antigo cinema condes (um saudosista inconsequente), que se descuidou no processo de classificação da avenida da liberdade; talvez os técnicos do património, que são uns calões; ou apenas talvez o sistema. Sim, pensando bem a culpa não é de ninguém, é do “sistema”. E siga o baile.

JEP

----- Original Message -----
Sent: Sunday, September 30, 2012 4:04 PM
Subject: Re: [Archport]Catástrofe no Património Cultural


Caro José Esteves

peço-lhe que me poupe a comentários desse teor neste sítio.

Todos nós sabemos pensar, dentro das nossas razões e interesses. O que precisamos é de informação, não é de guerras pessoais.






No dia 30 de Setembro de 2012 15:43, José Esteves <jjesteves@mail.telepac.pt> escreveu:

Catástrofe no Património Cultural

 

Dizem os jornais destes dias que podem perder-se muitos processos de monumentos em vias de classificação, por falta de tempo e condições para os concluir até ao fim do ano.

Técnicos do sector, que pediram o anonimato (porque será ?), dizem que serão muitas centenas. O Secretário de Estado da Cultura e o Diretor-Geral do Património Cultural dizem que devem ser só uma centena… nada de muito preocupante.

Ao que chegámos !

Será apenas desleixo ?

Nada disso. Basta seguir os acontecimentos para perceber o que se passa.

Quem é que está por detrás disto tudo ? Quem esteve sempre à frente destas áeras da governação, desde 2007 ? Pois é, o dito Diretor-Geral do Governo de Passos Coelho, que antes tinha sido sucessivamente Diretor do IGESPAR e Secretário de Estado da Cultura do Governo de Sócrates.

Há muito tempo que ele tinha esta fisgada, porque como disse em recente entrevista não devemos ter medo do mercado na área do património. Foi ele que fez esta lei. Foi ele que já há mais de um ano, em face das críticas da altura, a teve de emendar para prolongar prazos.

O que se trata aqui não é de incúria, mas de política intencional de aligeirar as exigências públicas e de ser simpático “ao mercado” dos empreendedores e patos-bravos. Afinal não é o mesmo senhor que disse recentemente que não devemos ter medo do mercado e que a Avenida Liberdade bem pode ser entregue aos construtores porque já não tem nada para proteger ? Não foi o mesmo senhor que mesmo agora já anunciou o aumento das taxas para licenças e pareceres e dos bilhetes para museus e monumentos ?

Também na área do património cultural temos de dizer BASTA ! É preciso correr com a corja de incompententes e vendilhões que se instalou no Palácio da Ajuda, a começar pelo transfuga-mor que hoje está na DGPC.

J Esteves Pereira


_______________________________________________
Archport mailing list
Archport@ci.uc.pt
http://ml.ci.uc.pt/mailman/listinfo/archport



_______________________________________________
Archport mailing list
Archport@ci.uc.pt
http://ml.ci.uc.pt/mailman/listinfo/archport

Mensagem anterior por data: Re: [Archport] Catástrofe no Património Cultural Próxima mensagem por data: [Archport] XI Coloquio Internacional de lenguas y culturas prerromanas de la Península Ibérica
Mensagem anterior por assunto: Re: [Archport] Catástrofe no Património Cultural Próxima mensagem por assunto: [Archport] Categorias do direito ordinário