Re: [Archport] Documentário online: Stº António de Cascais - A Torre Perdida
Faço minhas as palavras do colega Ricardo Gaidão, saudando todos os responsáveis pela iniciativa (infelizmente passando a horas menos próprias, como demais documentários abordando a temática arqueológica).
E demonstrando a minha tristeza por um canal que irá ser erradicado do mapa cultural português, por razões meramente capitalistas (espero estar enganado).
É o "fartote da vilanagem", que espero enquanto cidadão venha a ter o fim merecido a que a incompetência inevitávelmente conduz...
Mas falemos de coisas bem melhores. Um grande bem haja pelo programa, que no meu humilde entender chegou a todos os públicos e expôs relatos de vivos e mortos, que são, ao fim e ao cabo aqueles que nos motivam a continuar sempre.
Como bem o afirma sempre o meu grande amigo e camarada Luís Maçarico : "O melhor Património são as pessoas.". E sempre assim o será
Um abraço a todos e votos de um 2013 repleto de saúde, alegrias e para os colegas arqueólogos, excelentes achados como o da Fortaleza de Santo António de Cascais, porque já todos sonhamos um dia encontrar também as nossas Troias e seguir as pistas dos nossos Homeros...
São os votos sinceros e fraternos do
Marco Valente
No dia 31 de Dezembro de 2012 18:32, Ricardo Gaidão
<caioviator@yahoo.com.br> escreveu:
Atendendo à quase total ausência, na televisão portuguesa, de programas dedicados à divulgação científica, na área da investigação histórica-arqueológica, é de salutar o documentário "Stº António de Cascais - A Torre Perdida" recentemente exibido na RTP2.
Parabéns à autora e realizador do documentário, assim como aos membros da empresa Neoépica pela sua colaboração.
A acreditar no sucesso que fazem documentários semelhantes em canais da tv cabo, com abordagens mais tradicionais e muitíssimo menos científicas, arrisco afirmar que a falta de aposta no género também tem sido uma oportunidade "perdida" pelos canais portugueses.
Stº António de Cascais - A Torre Perdida
«O extraordinário relato pessoal da arqueóloga Margarida Ramalho, responsável pelos trabalhos de recuperação da Fortaleza da Luz, leva-nos a descobrir a incrível história desta antiga fortificação marítima inicialmente construída em 1488. Nesta empolgante viagem pelo tempo - que se estende por mais de cinco séculos – iremos percorrer e descobrir alguns episódios fulcrais da História de Portugal.
Desde D. João II e até à construção do sistema de defesa da barra do Tejo - que inclui cerca de 50 fortes - passando pelo desembarque do Duque de Alba e pela ocupação espanhola dos reinados Filipinos, muitas histórias serão contadas, incluindo as lendas de piratas e a misteriosa investigação de um esqueleto que nos faz descobrir o trágico destino de um jovem casal.»
Título Original: Fortaleza de Nossa Senhora da Luz na Cidadela de Cascais Realização: Luís Correia Autoria: Margarida Ramalho Ano: 2012 Duração: 52 minutos
in http://www.rtp.pt/programa/tv/p29722
Para ver o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=9MGO9ojkhyk
|
_______________________________________________
Archport mailing list
Archport@ci.uc.pt
http://ml.ci.uc.pt/mailman/listinfo/archport