Os domínios do alto império romano: sociedades e culturas (Patrick Le Roux)
http://www.mae.usp.br/licita/Cartaz-d1.pdf
Objectivo: Como abordar hoje e escrever a história dos domínios correspondentes na época romana nos limites de Portugal moderno? A ausência de coincidências entre os dois espaços é a oportunidade de refletir sobre as províncias e o espírito de organização administrativa sob o Império Romano.
A expansão romana de que ela é o resultado, colocou em contato comunidades diferentes das quais a Geografia de Estrabão é um testemunho único ou quase, ao qual é conveniente recorrer de maneira crítica com relação às sociedades e as culturas.
As inscrições em língua latina, na maior parte do tempo, mas não unicamente, permitem conhecer melhor os grupos sociais e suas reações e evoluções no Alto Império. As questões dos cultos não são passíveis de conhecimento a não ser por esse viés mais frequentemente.
O caso do município de Olisip(p)o, Lisboa atual, permite reunir diversos aspectos tratados anteriormente e, além disso, apresenta a questão do papel e da influência dos meios libertos na sociedade local e provincial.
Boa Páscoa,
Maria Inês
O início do recente filme “Os Miseráveis”, sobre uma das obras do escritor francês Victor Hugo, ensina-nos como um pequeno gesto de misericórdia, executado por um idoso sacerdote, acaba por transformar por inteiro a vida de um “miserável”. E graças a esse gesto, este acaba por desencadear outros gestos idênticos ao longo da sua vida.
O tempo da Quaresma é assim este tempo de preparação, reflexão e avaliação dos nossos gestos, segundo o espelho da fé.
|