Lista archport

Mensagem

Re: [Archport] Monumentos a Norte

To :   archport <archport@ci.uc.pt>, histport <histport@ml.ci.uc.pt>, museum <museum@ci.uc.pt>
Subject :   Re: [Archport] Monumentos a Norte
From :   Orlando Sousa <orlando.lebre@gmail.com>
Date :   Mon, 18 Feb 2013 15:59:30 +0000

Boa tarde!
Complementando a informação,  junto o link onde podem descarregar o guia.
http://www.portoenorte.pt/client/skins/categoria.php?cat=168&top=1
Aproveito para dizer que há na App Store da Apple a aplicação (grátis) deste guia para iPad e iPhone. 
Boa semana
Orlando Sousa


A 17/02/2013, às 12:41, José d'Encarnação <jde@fl.uc.pt> escreveu:

Monumentos a Norte

 

            Numa edição conjunta do Turismo Porto e Norte de Portugal - www.portoenorte.pt - e da Delegação de Touring Cultural & Paisagístico e dos Patrimónios, datada de Fevereiro de 2012, o guia Monumentos a Norte dá conta, nas suas 61 páginas, dos monumentos mais significativos de 41 concelhos nortenhos, a começar em Amarante e a acabar em Vimioso (seguiu-se, e bem neste tipo de guia manuseável e de folhas de cartolina rija, a ordem alfabética).

            Orlando Sousa, da Direcção Regional de Cultura do Norte, e Sofia Ferreira, da Delegação de Touring Cultural foram os coordenadores gerais, cabendo a Mafalda Pizarro, do Touring, a coordenação técnica. Abre com um mapa desdobrável, na escala de 1:500 000, da região envolvida. Os textos são da lavra de 32 colaboradores. Um CD preso no interior da segunda capa é o complemento sonoro de cada ficha, onde, com boa dicção, é dito o texto de cada monumento. Uma ideia assaz prática e interessante.

            Assim, é-nos possível saber o essencial sobre a domus municipalis de Bragança, a torre do relógio de Caminha, o castelo velho de Freixo de Numão, o Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, o Castro do Monte Padrão (Santo Tirso) e tantos outros monumentos que pontuam este itinerário de turismo cultural.

            Em cada ficha, breve informação sobre o concelho e apontamentos sobre: gastronomia e vinhos; festas, feiras, romarias; património (o texto maior e mais eloquente); saúde e bem-estar (termas, por exemplo); informação turística.

            Com mui oportunas fotografias a cores e excelente apresentação gráfica, é um guia que honra os seus promotores.

 

                                                                                   José d’Encarnação

 

Publicado em Cyberjornal, edição de 16-02-2013:

http://www.cyberjornal.net/index.php?option=com_content&task=view&id=17870&Itemid=30

 

_______________________________________________
Archport mailing list
Archport@ci.uc.pt
http://ml.ci.uc.pt/mailman/listinfo/archport


Mensagem anterior por data: [Archport] "Arte Rupestre do Castroeiro e Campelo: Métodos de Levantamento", com o professor António Pereira Dinis, amanhã na Universidade do Minho Próxima mensagem por data: [Archport] 2º Encontro sobre o Património de Almada e Seixal
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Monumentos a Norte Próxima mensagem por assunto: [Archport] Morada de email - Prof. Dr Sidarus