Lista archport

Mensagem

Re: [Archport] A importância de saber latim...

To :   Ana Maria <anamaria@alumni.com>
Subject :   Re: [Archport] A importância de saber latim...
From :   Joao Araújo Gomes <jpagomes@gmail.com>
Date :   Wed, 27 Mar 2013 17:35:36 +0000

Boa tarde,

Por ser fácil adoptar a postura de leitor crítico que apenas tece reparos a opiniões inéditas, coíbo-me de fazer comentários à maioria das mensagens desajustadas que aqui são colocadas. No entanto, quero comentar esta recente.

Sem a dúvida de que o Latim é uma língua importante e que o seu conhecimento pode facilitar o desempenho profissional, e até social, atrevo-me num comentário talvez jocoso: Não haveria melhor exemplo que esse da renúncia do Papa Bento XVI para frisar a ideia da importância do Latim? E pergunto isto porque acho que seria mais ajustado para o fórum ter sido dado um exemplo que relacionasse a importância do conhecimento do Latim para a leitura e interpretação epigráficas - por exemplo.

Não me cabe a mim julgar os conteúdos deste fórum e por isso mesmo espero não ser mal interpretado quando digo que, como leitor assíduo e participante ocasional do archport que julga possuir alguma legitimicade de contestação, o exemplo que foi dado não é ajustado. Se há algum problema relacionado com a mensagem, poderão perguntar? Tirando a concordância verbal no início dos dois parágrafos, digo que não! Se podia ter dado outro exemplo melhor para sublinhar a sua pertinente ideia? Com certeza. Até porque quanto melhor se conhecer o Latim, melhor se praticará a língua materna.

Com o desejo de não ser lido nem tido como presunçoso, até porque não tomo água benta, termino com a partilha de um ensinamento antigo e Latino que me foi repassado por um ex-professor: Satis est sutor...Ne supra crepidam.

Cordiais cumprimentos,

João Araújo Gomes

No dia 25 de Março de 2013 à13 17:41, Ana Maria <anamaria@alumni.com> escreveu:
Perdão pelo desvio ao tema...

Giovanna Chirri foi das poucas repórteres que ouviram a declaração de Bento XVI, mas foi a única que deu a notícia.

É aquilo a que no jornalismo se chama um "furo", dar uma notícia que nunca ninguém deu, e Giovanna Chirri, da agência italiana Ansa, foi a primeira a noticiar a renúncia de Bento XVI.

Giovanna Chirri foi uma das poucas repórteres que ouviram o Papa a falar em latim em mais uma cerimónia, aparentemente normal. A diferença é que a vaticanista – nome dado aos jornalistas que acompanham as notícias sobre o Vaticano – sabe a língua de Virgílio.

"Ele continuava a falar em latim e, a certa altura, disse que tinha notícias importantes para o futuro da Igreja, que ele estava a ficar velho", conta a jornalista à agência noticiosa onde trabalha, citada pelo Washington Post. Foi nesse momento, que Giovanna Chirri prestou mais atenção às palavras de Bento XVI. "Percebi imediatamente que estava a anunciar a sua renúncia ao cargo", continua.

A seguir a Bento XVI, no consistório, tomou a palavra o cardeal Angelo Sodano, que apelidou a intervenção do Papa como um "trovão em céu sereno" e a vaticanista teve a certeza que ouvira e compreendera bem as palavras do Papa. "Comecei a chorar", confessa a jornalista, continuando: "Provavelmente não é muito correcto para um repórter, mas foi o que aconteceu."

Ainda assim, Giovanna Chirri sabia que tinha de dar a notícia e recorreu ao padre Federico Lombardi, o porta-voz do Vaticano, insistindo com ele para que confirmasse a decisão do Papa. Este não lhe respondeu, conta o director de informação da Ansa, Luigi Contu, à AFP.

Mas Giovanna Chirri tinha a certeza do que ouvira e, quando estava a passar a informação ao chefe de redacção da Ansa, Federico Lombardi acabou por a contactar e confirmou a novidade histórica. A notícia saiu às 11h46, na segunda-feira, e começou a ser reproduzida pelo mundo inteiro.

"É a vingança da cultura [clássica], importante na preparação dos futuros jornalistas", comenta Luigi Contu. Mais comedida, Giovanna Chirri responde que o latim de Bento XVI "é muito fácil de compreender".
http://www.bbc.co.uk/news/world-europe-21423877

_______________________________________________
Archport mailing list
Archport@ci.uc.pt
http://ml.ci.uc.pt/mailman/listinfo/archport




--

João Araújo Gomes

PhD Student

Alameda da Universidade
1600-214 Lisboa
Tel: + 351 21 7940218 / 21 7965469
Fax: +351 21 7938690
Site

CONFIDENTIALITY NOTICE
Esta mensagem e os ficheiros anexos podem conter informação confidencial ou reservada. Se, por engano, receber esta mensagem, solicita-se que informe de imediato o remetente e que elimine a mensagem e ficheiros anexos sem os reproduzir.
This message and any files herewith attached may contain confidential or privileged information. If you receive this message in error, please notify us immediately and delete this message and any files attached without copying them in any way.Thank you.

Mensagem anterior por data: [Archport] faCta - Oficinas de cerâmica do Bronze Final Próxima mensagem por data: [Archport] CAA proceedings online (1973-1998)
Mensagem anterior por assunto: [Archport] A importância de saber latim... Próxima mensagem por assunto: [Archport] Ainda a "Colecção BPN"