Dia Internacional dos Monumentos e
Sítios, 18 de Abril de 2013 O Património da Educação A protecção e a conservação do património da educação
significa preservar os bens culturais e, ao mesmo tempo, celebrar a educação
como uma das tarefas fundamentais do Homem. Muitos bens patrimoniais ligados à educação atingiram um
reconhecimento internacional e estão inscritos na Lista do Património Mundial
da UNESCO: os sítios da Bauhaus (Alemanha), a Universidade e bairro histórico
de Alcalá de Henares (Espanha), os Campus Universitários de Caracas (Venezuela)
e do México. Também muitas cidades e centros históricos inscritos na lista do
Património Mundial, possuem edifícios e conjuntos ligados à educação. Noutros
casos, os edifícios e conjuntos ou sítios são protegidos ao nível nacional ou
local. No entanto, numerosos bens ligados à educação que ao mesmo tempo possuem
valores históricos, artísticos ou sociais, não beneficiam ainda de uma
protecção e de um reconhecimento adequado. Torna-se portanto necessário
concentrar a nossa atenção sobre tipos de escolas e campus universitários, pois
estas são duas formas concretas de património da educação menos conhecidas, uma
vez que frequentemente focalizamos o nosso interesse nos programas educativos e
não nos edifícios ou nos lugares eles mesmos. O ICOMOS escolheu "O património da educação"
como tema da celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, 18 de
Abril, em 2013. Este título inclui todos os tipos de bens patrimoniais que, no
quadro da diversidade cultural do mundo, estão ligados à educação. Os comités
nacionais e internacionais do ICOMOS são convidados a organizar as iniciativas
ligadas a esta data importante: conferências, exposições, comunicados de
imprensa, mesas redondas, visitas, etc, a fim de sensibilizar o público para
este tipo particular de património. O ICOMOS propõe os seguintes temas possíveis de reflexão e
discussão: - Existe um reconhecimento adequado dos edifícios, dos
conjuntos ou dos sítios ligados à educação? - Os bens culturais ligados à educação que têm ao mesmo
tempo valor histórico ou artístico estão protegidos e bem conservados? - Os valores desses bens são correctamente interpretados e
apresentados ao público? - Os componentes do património educativo têm uma
manutenção correcta e são utilizados no quadro das normas contemporâneas? - O que poderemos fazer para assegurar simultaneamente a
boa utilização do património da educação e a preservação dos seus valores
patrimoniais? - Têm sido postos em prática, pelas autoridades da
Educação, políticas, regulamentos, ou outras medidas para proteger, conservar e
valorizar o património arquitectónico das escolas, dos colégios, dos campus
universitários ou outros sítios utilizados para a educação, por exemplo, planos
de gestão ou conselhos consultivos?
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