Caros amigos,
Como já devem saber, estamos a organizar uma pequena homenagem ao Cláudio Torres cujo programa segue em anexo. Este é um projecto que tínhamos há muito tempo, ao qual veio unir-se, agora, o Hermenegildo Fernandes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Luís Filipe Oliveira da Universidade do Algarve, Filomena Barros e Fernando Branco da Universidade de Évora e, claro está o pessoal todo do CAM e da ADPM. O ano passado foi um ano muito mau para o Cláudio e com esta iniciativa pretendemos dar-lhe novas energias e novos motivos de entusiasmo.
A Homenagem terá dois momentos e uma publicação.
Uma primeira sessão terá lugar na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa no dia 19 de Abril de 2013, com um caracter mais académico orientado para a história e a arqueologia. Trata-se de uma mesa redonda intitulada “O Mediterrâneo Islâmico e Medieval: balanço e novas perspectivas” na qual já confirmaram a sua participação António Borges Coelho, José Luís de Matos, Christophe Picard, Jorge Barroca, Alexandre Alves Costa, Santiago Macias, Isabel Cristina Fernandes e Maria Cardeira da Silva. O almoço será livre na cantina da Faculdade.
O segundo momento terá lugar em Mértola, no dia 20 de Abril de 2013, na sede da ADPM, e estará mais orientado para o papel do Cláudio nas áreas do património, o desenvolvimento e o mundo rural. Esta segunda mesa redonda, intitulada “Desenvolvimento, Património e Mundo Rural” conta com a participação confirmada de Camilo Mortágua, Fernando de Oliveira Batista, João Guerreiro e Ana Paula Amendoeira. Depois terá lugar um almoço volante na Casa Amarela com um custo de 10€ por pessoa. Dada a péssima situação financeira em que nos encontramos, solicitamos que os participantes neste almoço se inscrevam até ao dia 15 de Abril no correio electrónico
encontrodeabril2013@gmail.com.
Posteriormente, queremos elaborar uma monografia ecléctica, de homenagem ao Cláudio, para publicar em 2014. De temática livre, os originais deverão ter uma extensão aproximada entre as 5 e as 10 páginas. Sendo um volume dedicado ao Cláudio, deveremos elaborar contributos arrojados que, como ele, marquem a diferença. Ainda não temos financiamento para esta publicação, mas tentaremos ensaiar soluções igualmente arrojadas.
Precisamos urgentemente de passar a palavra a todos aqueles que possam vir a estar interessados em participar nesta Homenagem, pelo que agradeceríamos a divulgação desta nossa iniciativa.
Muito obrigado pela colaboração
Susana Gómez Martínez
Jorge Revez