O congresso internacional “O Mediterrâneo e o Sul Ibérico na época medieval: Cultura, Identidade e Património. Sécs V - XV” terá lugar na cidade de Évora, nos dias 5 e 6 de Dezembro de 2013, assinalando os 1100 anos sobre o saque da urbe alentejana pelo futuro rei Ordonho II, ocorrido no ano de 913.
O encontro terá como principal objectivo reunir jovens investigadores e especialistas, nacionais e estrangeiros, de áreas tão diversas como a Arqueologia, a História, a História da Arte, a Literatura, a Antropologia, entre outras, que se dediquem ao estudo de temáticas relacionadas com o Sul ibérico na época medieval. Pretende-se, portanto, numa perspectiva multidisciplinar, analisar as relações de proximidade e afinidades que, em contexto medieval, existiram entre as regiões mais meridionais da Península Ibérica e o espaço mediterrânico, mas também quaisquer temáticas relacionadas com outros aspectos específicos da Arte, da História económica, política e social, ou da Cutura e das Mentalidades do Sul ibérico, sempre e quando as mesmas se integrem no âmbito cronológico em causa.
Importará sublinhar que, no contexto deste congresso científico, o Sul ibérico é entendido como um espaço alargado e sem limites geográficos definidos, culturalmente unificado por uma matriz comum, mediterrânica, mas com especificidades próprias de um território onde, durante o período medieval, isto é, durante o período que medeia entre o século V e os finais do século XV, conviveriam, influenciando-se reciprocamente, cristãos, muçulmanos e judeus.
Convidam-se os licenciandos, mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos ou outros jovens investigadores que estejam a desenvolver trabalhos originais no âmbito do congresso a submeterem as suas propostas de comunicação até 30 de Junho de 2013.
Os interessados devem enviar as suas propostas para o e-mail mediterraneosuliberico@gmail.com até à data indicada, com uma pequena nota biográfica e um resumo em formato PDF com até 350 palavras. A selecção das comunicações será feita pela Comissão Científica do congresso.
Serão aceites comunicações em português, castelhano, francês e inglês.
As comunicações serão agrupadas por painéis consoante as propostas aprovadas, e cada participante terá cerca de 20 min para fazer a sua comunicação. No final de cada painel haverá um momento de debate.
Os seleccionados serão contactados durante o mês de Setembro.
A Organização do congresso suportará as despesas de alojamento e almoços dos seleccionados.
As comunicações serão publicadas numa edição on-line em momento posterior à realização do congresso.
Comissão Científica
- Cláudio Torres Campo Arqueológico de Mértola
- Fernando Branco Correia Universidade de Évora
- Luís Filipe Oliveira Universidade do Algarve
- Maria Filomena Barros Universidade de Évora
- Hermenegildo Fernandes Universidade de Lisboa
- Hermínia Vilar Universidade de Évora
- Susana Gómez Martínez Campo Arqueológico de Mértola
Comissão de Organização
- André Madruga Coelho Universidade de Évora
- Andreia Lopes Fidalgo Universidade do Algarve
- Cristina Machado Universidade de Lisboa
- Daniela Nunes Pereira Universidade do Algarve
- Elsa Cardoso Universidade de Lisboa
- Fernando Pessanha Universidade do Algarve
- Gonçalo Matos Ramos Universidade de Lisboa
- José Santos Universidade de Évora
- Marco Sousa Santos Universidade do Algarve
- Miguel Boronha Universidade de Lisboa
- Pedro Soares Universidade de Évora
- Susana Calado Martins Universidade do Algarve
A organização deste congresso científico, que resulta da cooperação estabelecida entre várias instituições sedeadas no sul do território português, ficará a cargo do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS/UÉ), do Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CH/FLUL), do Campo Arqueológico de Mértola (CAM), do Centro de Estudos de Património e História do Algarve da Universidade do Algarve (CEPHA/UAlg) e do Centro de História da Arte e Investigação artística da Universidade de Évora (CHAIA/UÉ).