cultura.pt
cultura.pt é uma iniciativa dos organismos que gerem o património cultural do âmbito do Secretário de Estado da Cultura (SEC) que pretende impulsionar a participação portuguesa na construção do Portal Europeana através de um enquadramento comum para o conjunto de projectos na área da disponibilização de conteúdos online. Pretende-se, também, aumentar a quantidade de conteúdos digitais portugueses nesse Portal através da agregação nacional/sectorial de conteúdos de outras entidades, públicas ou privadas, que desejem participar.
A iniciativa cultura.pt promoverá também acções de divulgação directa e disseminação de documentação relativa ao Portal Europeana assim como acções de informação e sensibilização técnica com o objectivo de encorajar as organizações culturais a disponibilizar o acesso aos seus conteúdos, tornar o Portal conhecido junto do público em geral e fomentar a adopção de normas técnicas que garantam a interoperabilidade dos conteúdos culturais digitalizados.
Portugal tem colaborado activamente na Europeana desde o seu início, através da participação de organismos do SEC em associações europeias que integram órgãos directivos da Fundação Europeana. A Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) e a Direcção-Geral de Arquivos (DGARQ) fazem parte do Conselho de Fornecedores e Agregadores de Conteúdos Europeana, tendo um representante da DGARQ sido eleito para representar o sector dos arquivos na Direcção da Europeana.
A BNP tem disseminado informação em Portugal, traduziu e lançou inquéritos, e redigiu a versão portuguesa do Portal Europeana, entre outras actividades e projectos relacionados como o EuropeanaConnect. Contribui com os conteúdos da Biblioteca Nacional Digital presentes no Portal Europeana desde o seu lançamento, e encontra-se a preparar um agregador aberto à participação das bibliotecas portuguesas.
A DGARQ participa activamente na construção do APEnet - Portal Europeu de Arquivos, que será o principal agregador do sector para o Portal Europeana, e tem em fase de finalização o Portal de Arquivos cujas funções incluem a agregação de conteúdos dos arquivos portugueses que queiram participar.
Na qualidade de agregador nacional dos museus sob tutela da Administração Central, o Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) promove a divulgação na Europeana dos inventários daquelas colecções, através do MatrizNet, catálogo colectivo dos museus portugueses, que, por seu turno, constitui o interface Web do sistema de informação Matriz 3.0.
Também a Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema participa com os seus conteúdos no European Film Gateway, o portal de cinema que agregará os conteúdos deste sector e os canalizará para o Portal Europeana.
O Portal Europeana é uma iniciativa apoiada pela Comissão Europeia que se constitui como um ponto central e multilingue para acesso ao património cultural europeu disponível na Internet, visando garantir o acesso universal ao património cultural europeu, agregar a memória colectiva europeia, tornando visível a sua diversidade e riqueza, inspirar a criação de novos conteúdos e encorajar novos serviços em linha, constituindo-se como ponto de referência para a educação, a investigação, as indústrias culturais e outros agentes da economia do conhecimento, e afirmar o perfil da Europa no Mundo.