|
|
Cumprindo parcialmente o plano editorial previsto, foi colocado em linha o Tomo 1 do n.º 18 da Al-Madan Online.
Informação sintética sobre a edição, com índice geral e resumos, está disponível no sítio web da revista (http://www.almadan.publ.pt).
A revista completa, na sua versão integral, pode ser consultada e descarregada gratuitamente através da plataforma ISSUU, em http://issuu.com/almadan.
Infelizmente, o Centro de Arqueologia de Almada foi obrigado a adiar a Al-Madan impressa produzida em paralelo, que deveria ter sido apresentada simultaneamente (N.º 18, Julho de 2013).
Apesar das diligências realizadas, a associação não reuniu condições financeiras para adjudicar a impressão em tipografia. Como é público, o essencial da produção da Al-Madan é assegurado por recursos internos em regime pro bono, mas o prolongado atraso na entrada de receitas oriundas de várias entidades impede que se assuma para já essa prestação de serviços externos.
Se forem honrados os compromissos para com o CAA, antevê-se concluir e apresentar publicamente o N.º 18 impresso no último trimestre do ano, em Outubro na perspectiva mais optimista, ou em simultâneo com o Tomo 2 da edição digital, em Janeiro de 2014, na mais pessimista.
O CAA e a equipa de produção da Al-Madan lamentam profundamente a situação, ditada essencialmente pela crise económica e financeira que atinge todos os sectores da sociedade portuguesa. Compreendemos o prejuízo que este atraso terá para os nossos colaboradores e apelamos à sua compreensão e à dos leitores, todos eles fundamentais para reforçar e qualificar este projecto colectivo de resistência editorial e de promoção da cultura científica.
Entretanto, todos(as) os(as) autores(as) interessados(as) em colaborar nas próximas edições da Al-Madan estão desde já convidados(as) a fazer chegar os seus trabalhos à Direcção da revista.
A Al-Madan Online, de periodicidade semestral, terá a edição do Tomo 2 do N.º 18 em Janeiro de 2014, com trabalhos recebidos até ao final de Outubro de 2013.
A Al-Madan tradicional, em papel, manterá a periodicidade anual, ainda que condicionada pelo que venha a acontecer ao volume agora suspenso (n.º 18). De qualquer modo, para já mantém-se o calendário original, que prevê editar novo número duplo (impresso e digital) em Julho de 2014. Os artigos deverão ser entregues até ao final de Janeiro de 2014 (para a edição impressa), ou ao final de Abril de 2014 (para a edição digital).
Os(as) autores(as) que tenham preferência por algum destes suportes devem manifestá-la. A Direcção da revista procurará respeitá-la, na medida do possível, em diálogo com os(as) autores(as), e no respeito pelo modelo editorial de cada suporte e pelos critérios que aperfeiçoará com o Conselho Científico.
Cumprimentos e boa leitura.
Jorge Raposo
|
|
|
|
|
|