Lista archport

Mensagem

[Archport] CENTRO DE ARQUEOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA (UNIARQ) SITUAÇÃO NO CABEÇO DO PÉ DA ERRA (CORUCHE)

To :   ARCHPORT <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] CENTRO DE ARQUEOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA (UNIARQ) SITUAÇÃO NO CABEÇO DO PÉ DA ERRA (CORUCHE)
From :   VICTOR MANUEL DOS SANTOS GONCALVES <vsg@campus.ul.pt>
Date :   Tue, 27 Aug 2013 10:19:20 +0100

UNIARQ - CURTAS

A CÂMARA MUNICIPAL DE CORUCHE, E O CENTRO DE ARQUEOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA (UNIARQ), NA 4ª CAMPANHA DE ESCAVAÇÕES NO CABEÇO DO PÉ DA ERRA 

 

As principais descobertas  de 2012 no sítio arqueológico do Cabeço do Pé da Erra foram a «cozinha»,  identificada nos quadrados H.14 e H.15, e o grande fosso de protecção da área norte.

A «cozinha» incluía mais de 12 vasos cerâmicos, de diferentes formas,  e dois «ídolos de cornos», dispostos em torno a uma estrutura de combustão. Contrariamente ao que acontece na maioria dos casos, as cerâmicas estavam praticamente completas, pelo que ficámos com um quadro de referência único para o catálogo de formas das cerâmicas de meados e da segunda metade do 3º milénio antes da nossa era.

O fosso fora inicialmente detectado com recurso à geofísica e levantou algumas dúvidas quanto ao seu traçado. Em 2013, a caracterização do fosso defensivo era uma das acções prioritárias. Os trabalhos estão ainda em curso, mas sabemos já que ele foi selado pelo menos por duas vezes antes do abandono definitivo e que o seu enchimento foi feito, no topo, por vestígios de intensa actividade relacionada com a metalurgia do cobre. Foi também detectado um possível ritual de fundação

Durante as escavações de este ano, que terminam a 23 de Setembro, foram já recolhidos numerosos componentes de mó manual, dormentes e moventes, três vasos cerâmicos completos e uma nova cabana, com o interior forrado a argila, contendo um vaso, aparentemente abandonado dentro.

Dezenas de fragmentos cerâmicos, com forma reconstituível, estão também em estudo.

Pontas de seta de xisto jaspóide, e algumas de sílex, foram recolhidas em grande número, bem como alguns artefactos especializados, como pesos de tear, queijeiras e percutores. Numerosas contas de pedra verde foram também identificadas.

Três figurinhas de barro, representando Deusas, foram também recolhidas. Têm paralelismos em Cabezo Juré, em Huelva, e Monte Novo dos Albardeiros, em Reguengos de Monsaraz. Uma outra figurinha, verdadeiramente notável, está já a ser estudada.

Os trabalhos são dirigidos pelo Prof. Victor S. Gonçalves e pela Doutora Ana Catarina Sousa (do Grupo de Trabalho sobre as Antigas Sociedades Camponesas da UNIARQ) e são inteiramente apoiados pela Câmara Municipal de Coruche.

 

14 de Outubro: 15:30 h – DIA ABERTO NA ESCAVAÇÃO. 17:30 h –  apresentação pública dos resultados de este ano, no Auditório do Museu Municipal de Coruche.

07 de Novembro, pelas 18:00 h, far-se-á, na Associação dos Arqueólogos Portugueses, uma conferência sobre o tema.





Prof. Victor S. Gonçalves
Centro de Arqueologia - Faculdade de Letras
P-1600-214 Lisboa, Portugal

 

Mensagem anterior por data: [Archport] VII Encontro de Arqueologia do Sudoeste Peninsular (2013) - inscrições até 1 de setembro (comunicações e posters) Próxima mensagem por data: Re: [Archport] Descobertos nos Açores artefactos em pedra semelhantes à das culturas aborígenes de África
Mensagem anterior por assunto: [Archport] CENTRO DE ARQUEOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA (UNIARQ) PÁGINA WEB Próxima mensagem por assunto: [Archport] CENTRO DE ARQUEOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA (UNIARQ) VICTOR S. GONÇALVES