19 e 20 de setembro
Auditório do Museu do Neo-Realismo, Vila Franca de Xira
As escavações que o Museu Municipal de Vila Franca de Xira tem vindo a desenvolver na estação arqueológica de Monte dos Castelinhos, desde 2008, permitem aferir da sua importância científica e patrimonial, como um caso verdadeiramente singular para o estudo do início do processo de conquista e consolidação do poder de Roma no extremo ocidente peninsular.
Os trabalhos realizados permitem consubstanciar evidências consistentes, da construção de raiz, em meados do século I a.C., de um estabelecimento de dimensões consideráveis, numa área de grande valor estratégico e implantado de forma equidistante em relação aos dois principais núcleos habitacionais do vale do Tejo, as cidades de Olisipo e Scallabis.
Face às consistentes evidências estratigráficas e estruturais aqui registadas, constata-se que apenas alguns anos depois da edificação deste estabelecimento, se assiste à sua brusca destruição resultante de um conflito bélico, provavelmente relacionado com os conflitos entre os partidários de Júlio César e Cneu Pompeio na Ulterior.
A investigação arqueológica de um sítio com esta dimensão, nem sempre permite leituras contundentes e de cariz categórico, colocando este cenário de todo inédito para o vale do Tejo, um amplo quadro de indagações que nos encontramos a tentar clarificar.
Que tipo de sítio é este? Estaremos perante um povoado indígena fortemente romanizado no século I a.C.? Um núcleo urbano de fundação Itálica? Eventualmente a Ierabriga referida posteriormente no itinerário Antonino?
É neste curso e face à problemática e especificidade do tema e da exposição sobre o Monte dos Castelinhos patente no Museu Nacional de Arqueologia, que a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e o Departamento de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) promovem o Congresso Internacional " Conquista e Romanização do Vale do Tejo", a realizar em Vila Franca de Xira de 19 a 20 de setembro, no auditório do Museu do Neo-Realismo.
Neste evento, estarão presentes a convite, alguns dos mais conceituados especialistas e investigadores Portugueses e Espanhóis na área, tentando abordar de uma forma transversal, o problema dos sítios e contextos de ocupação de época Romana-Republicana para o Vale do Tejo.
Inscrições até 10 de setembro para o Museu Municipal, pelo 263 280 352 ou museumunicipal@cm-vfxira.pt
• Programa
• Ficha de inscrição
Museu do Neo-Realismo
Rua Alves Redol, n.º 45
2600-099 Vila Franca de Xira
Telefone: 263 285 626
Fax: 263 284 814
E-mail: neorealismo@cm-vfxira.pt
Website: www.museudoneorealismo.pt
Coordenadas GPS: 38º 57' 16,18" N , 8º 59' 22,79" W
Para mais informações:
Museu Municipal
Rua Serpa Pinto, n.º 65
Vila Franca de Xira
Telefone: 263 280 350
E-mail: museumunicipal@cm-vfxira.pt
Website: www.museumunicipalvfxira.org
Horário: 3.ª feira a domingo, 9h30-12h30 e 14h00-17h30. Encerrado à 2.ª feira e feriados
Coordenadas: 38º 57' 11,64" N | 8º 59' 18,10" W
• Estacionamento