Esta descoberta de pinturas rupestres tem a chancela da investigação científica das universidades de Cantábria, Burgos e Toulouse. Localiza-se nas grutas de Altxerry, em Aya (Gipuzkoa), nas proximidades de San Sebastian.
Iniciadas há dois anos, estas investigações foram conduzidas pelo arqueólogo Aitor Ruiz, tendo chegado à conclusão de que as pinturas, que podem ser observadas na galeria superior da gruta, têm uma datação próxima dos 39 mil anos.
Uma idade superior em três mil anos as famosas grutas de Altamira, em Santillana del Mar, Cantábria, consideradas até agora as pinturas rupestres mais antigas da Europa.
O estudo foi financiado pela Sociedade de Ciências de San Sebastian.
Este conjunto rupestre de Altxerri foi descoberto em 1962 e desde 1966 que existiam indicações da existência de mais pinturas na galeria superior, mas só agora foram investigadas na totalidade.
Altxerry integra desde 2008 a lista do Patromónio Mundial da Humanidade da UNESCO.
Mensagem anterior por data: [Archport] Jornadas Europeias do Património/ Lugares /2013 | Próxima mensagem por data: [Archport] Congresso Internacional Ânforas Lusitanas-Produção e Difusão, Tróia, 10-13 Outubro. |
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Gruta Chauvet em 3D | Próxima mensagem por assunto: [Archport] GTPS - Protesto de 29 de Setembro - Autocarros |