Lista archport

Mensagem

Re: [Archport] Novos directores regionais da Cultura

To :   José d'Encarnação <jde@fl.uc.pt>
Subject :   Re: [Archport] Novos directores regionais da Cultura
From :   Ana Mesquita <isis.ankh@gmail.com>
Date :   Wed, 4 Dec 2013 11:00:40 +0000

Caro Professor,

Em relação à tentativa de correcção, referia-me apenas ao artigo transcrito na óptica da liquidação da estrutura da Secretaria de Estado, não aos aspectos enunciados pelo Professor quanto ao Português, que me parecem lógicos.
Senti apenas que deveria assinalar as efectivas e graves opções políticas que reflectem o entendimento que o actual Governo tem transversalmente sobre as questões da Cultura... aliás, como o próprio recorte entretanto anexado acaba por denunciar.
E, a talhe de foice, vivendo nós numa comunidade (mais ou menos) organizada, na política estamos todos metidos...
Por aqui ficarei com as questões de "lana caprina".

Cumprimentos.
Ana Mesquita






No dia 3 de Dezembro de 2013 às 22:07, José d'Encarnação <jde@fl.uc.pt> escreveu:

Ainda bem, caríssima Ana, que acha – como eu e muitos outros – que a designação é «surrealista». A questão não se prende, porém, com uma opção política mas sim com o mais elementar conhecimento da Língua Portuguesa. Uma coisa é a função, outra a pessoa que a exerce – e, aqui, não se conseguiu discernir esse aspecto, simplesmente porque parece desconhecer-se o significado das palavras. Veja que já não é raro, hoje, uma senhora assinar por baixo «técnico superior», porque os seus ‘superiores’, educados na mesma ‘escola’, também parece que não sabem que o cargo de ‘técnico superior’ pode ser ocupado por… uma técnica!

Creio que já sucedeu, em governos anteriores, o Secretário de Estado da Cultura despachar directamente com o Senhor Primeiro-Ministro. Mas, nessa altura, ainda se conhecia o valor das palavras!

E deixe-me que lhe diga: eu não tinha a menor intenção de corrigir o que quer que fosse, porque… nada é já passível de correcção! E muitas vozes se levantaram a esse propósito e, como vê, nada se mudou!

Anexo um recorte do DN de 31-12-2011, onde a questão que se pôs é, mais uma vez, apenas política; eu na política não me meto, mas fui durante longos anos professor de Português!

Bem haja, no entanto, por me ter proporcionado explicitar assim o meu pensamento. E peço desculpa aos membros da lista por os estar a maçar com estas questões mínimas, de… lana caprina!...

 

J. d’E.


De: archport-bounces@ci.uc.pt [mailto:archport-bounces@ci.uc.pt] Em nome de Ana Mesquita
Enviada em: terça-feira, 3 de Dezembro de 2013 15:10
Para: José d'Encarnação
Cc: museum; archport; histport
Assunto: Re: [Archport] Novis directores regionais da Cultura

 

Boa tarde,

A designação pode ser surrealista, mas consubstancia efectivamente a opção política do actual Governo: não existe Secretaria de Estado da Cultura. Existe apenas um cargo uninominal: o Secretário de Estado da Cultura.

Aliás, esta questão torna-se evidente na leitura do Orçamento de Estado para 2014 - as verbas referentes à Cultura não estão incluídas em qualquer rubrica de uma Secretaria, antes estão sob alçada directa do Primeiro-Ministro (ver Relatório do OE 2014, IV.4 P002 Governação e Cultura).


Portanto, a tentativa de correcção, apesar de bem-intencionada, é incorrecta.

Cumprimentos,

Ana Mesquita

 

No dia 3 de Dezembro de 2013 às 10:52, José d'Encarnação <jde@fl.uc.pt> escreveu:

                Transcrevo, com a devida vénia, de pportodosmuseus, que veicula, por sua vez, notícia do Diário de Notícias:

A Secretaria de Estado da Cultura nomeou três novos diretores regionais para o Norte, Alentejo, e Algarve, reconduzindo a responsável do Centro, no âmbito dos concursos para cargos dirigentes superiores da administração pública, foi hoje anunciado.

De acordo com a Secretaria de Estado da Cultura (SEC), foram nomeados António Manuel Torres da Ponte para diretor regional do Norte, reconduzida Celeste Amaro para diretora regional do Centro, Ana Paula Amendoeira nomeada para diretora regional do Alentejo, e Maria Alexandra Gonçalves para diretora regional do Algarve.

Celeste Amaro foi a única responsável reconduzida das quatro direções regionais de Cultura do país.

Na sequência dos concursos, saem dos cargos que anteriormente ocupavam, Aurora Carapinha, da Direção Regional de Cultura do Alentejo, Dália Paulo da Direção Regional de Cultura do Algarve, e Paula Araújo Silva, da Direção Regional de Cultura do Norte.

A Lei nº 64/2011, de 22 de dezembro, determinou a abertura de concursos públicos para os cargos dirigentes superiores da administração pública até 31 de dezembro de 2013.

Todos os concursos estão a ser conduzidos pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CRESAP), responsável pela sua abertura, receção de candidaturas, avaliação e entrevistas.

Fonte: DN

Post-scriptum: Registe-se que a notícia fala em ‘Secretaria de Estado’, procurando corrigir assim a estranhíssima e inconcebível designação dessa instituição governamental que se designa (pasme-se!)… «Secretário»! Ora veja-se o logótipo oficial! – J. d’E.
_______________________________________________
Archport mailing list
Archport@ci.uc.pt
http://ml.ci.uc.pt/mailman/listinfo/archport

 




Este email está liivre de vírus e malware porque a proteção avast! Antivirus está ativa.




Mensagem anterior por data: [Archport] RES: Novos directores regionais da Cultura Próxima mensagem por data: [Archport] O monopólio da memória nas políticas do IGESPAR
Mensagem anterior por assunto: [Archport] RES: Novos directores regionais da Cultura Próxima mensagem por assunto: Re: [Archport] Novis directores regionais da Cultura