Lista archport

Mensagem

[Archport] Newsletter Património Cultural Nº 74

To :   <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Newsletter Património Cultural Nº 74
From :   Jorge Vila Nova Alves <jalves@dgpc.pt>
Date :   Thu, 12 Dec 2013 17:21:09 +0000

 

 

 

 

Sábados entre as 12h00 e as 13h00, com reemissão entre a 01h00 e as 02h00 de Domingo
Encontros com o Património TSF - 7ª Série
Próximo programa:
14 de Dezembro - Emoção e restauro na Charola do Convento de Cristo

A Charola do Convento de Cristo continua a surpreender os visitantes e os estudiosos e cientistas que há cerca de 6 anos aí desenvolvem acções de conservação e restauro, no âmbito de um processo com mais de 3 décadas.
Elemento arquitectónico e artístico de excepção, no contexto nacional e internacional, a Charola do Convento de Cristo encontrou na CIMPOR | INTERCEMENT, um mecenas exclusivo que viabilizou o financiamento de uma acção de conservação e restauro integrada.
Conhecer a intervenção de restauro e os diversos elementos que integram a Charola, como a pintura, a pintura mural, a escultura, a pedra, a talha e o couro, são alguns dos temas a debater por Manuel Vilas–Boas que conversa com Ana Carvalho Dias, directora do Convento de Cristo, com Irene Frazão, Nuno Proença e José Pestana, conservadores-restauradores.

Para saber mais

 

 

 

 

Museus, Monumentos e Palácios da DGPC encerrados no dia 24 de Dezembro

No âmbito da recente publicação do despacho de tolerância de ponto por ocasião das festas de fim-de-ano e de Natal, os museus, monumentos e palácios sob a tutela da DGPC, estarão encerrados no dia 24 de Dezembro.
Contudo e atendendo que o nosso país é um destino privilegiado de turismo para as festividades de fim-de-ano, os museus, monumentos e palácios manter-se-ão abertos no dia 31 de Dezembro no seu horário normal.

Para saber mais

 

 

 

 

10 de Dezembro
Torre de Belém com novo passadiço de acesso

O novo passadiço, inaugurado dia 10 de Dezembro, é mais curto que o precedente e foi orientado para o caminho do jardim fronteiro à Torre, permitindo uma vista mais ampla do monumento. Está concebido em madeira de azobé - uma madeira africana densa e resistente, adequada às condições atmosféricas e do mar a que este estará sujeito, bem como ao eventual ataque de xilófagos marinhos.
Com esta intervenção procedeu-se ainda à limpeza do espelho d’água, à reactivação das respectivas comportas, à reparação de cantarias degradadas, à consolidação da cantaria do cais da Torre e à construção de uma rampa no primeiro lance do anfiteatro para acesso ao novo passadiço, obras que orçaram num total de 154 mil euros.
Desde 1998, aquando dos trabalhos de conservação e restauro das fachadas da Torre de Belém, que este monumento Património da Humanidade possuía um passadiço provisório em estrutura metálica tubular que se apresentava já muito degradado.

 

Para saber mais

 

 

 

 

Abertas as candidaturas à Bolsa de Investigação do Instituto Arqueológico Alemão para o ano de 2014

Estão abertas as candidaturas à Bolsa de Investigação do Instituto Arqueológico Alemão para o ano de 2014.
No âmbito dos acordos de colaboração entre o Instituto Arqueológico Alemão (IAA) e a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), celebrados por ocasião da cedência da Biblioteca temática do IAA ao Estado português, foi instituída a Bolsa Portugal do Instituto Arqueológico Alemão. Esta bolsa destina-se a projectos relacionados exclusivamente com Portugal, nas áreas de Arqueologia, Pré e Proto-Histórica, Arqueologia Clássica, História Antiga e Arqueologia Medieval, que venham a ser desenvolvidos num dos Departamentos do Instituto Arqueológico Alemão (IAA), enquanto instituição de acolhimento.
As candidaturas, deverão ser entregues impreterivelmente até 15 de Janeiro de 2014, submetidas nos termos do regulamento, através do endereço electrónico bolsa-dai@dgpc.pt.

Para saber mais

 

 

 

 

Dois museus portugueses incluídos na lista de nomeados para o Museu Europeu de 2014

O Museu dos Transportes e das Comunicações, no Porto, e o Museu da Baleia, no Caniçal, Madeira, estão nomeados para o Prémio de Museu do Ano 2014.
Este Prémio é atribuído pelo Fórum Europeu dos Museus, organização criada em 1977 pelo Conselho da Europa.
O Museu dos Transportes apresentou uma candidatura estruturada a partir do seu processo de requalificação e da organização de 2 exposições: Comunicar e O motor da República: os carros dos Presidentes.
Quanto ao Museu da Madeira, a sua candidatura baseia-se no seu trabalho sobre a actividade da caça à baleia naquele arquipélago desde os anos 40.

Para saber mais

 

 

 

 

13 e 14 de Dezembro
Concertos no Museu da Música
Museu da Música, Lisboa

Nos dias 13 e 14 de Dezembro, realizam-se no Museu da Música dois concertos a não perder!

Dia 13, Sexta-feira, às 22h00 - Concerto de Guitarra Portuguesa por Hugo Claro, com a apresentação do Álbum Rua do Tempo.
Hugo Claro (voz e guitarra portuguesa).
Acompanhamento de Gonçalo Nunes no baixo e Sérgio Figueira na guitarra clássica.

Dia 14, Sábado, às 18h00 - Sexto e último concerto do Ciclo com Instrumentos Históricos, Um Músico, Um Mecenas com Raquel Cravino (violino), Nuno Cardoso (violoncelo) e José Carlos Araújo (cravo) interpretam Carlos Seixas.
Desta vez estarão em destaque um violoncelo e um violino que pertenceram ao Rei D. Luís, dois exemplares soberbos do séc. XVIII do luthier português Joaquim José Galrão. Serão acompanhados pelo Cravo Antunes. O evento contará ainda com o lançamento de CD de Carlos Seixas gravado no Pianoforte van Casteel da colecção do Museu da Música, na comemoração dos 250 anos deste instrumento histórico.
O Ciclo regressa em 2014!

Para saber mais 

 

 

 

 

14 de Dezembro, à 15h00
Comemorações do 30º Aniversário da Inscrição do Mosteiro da Batalha na Lista do Património Mundial da Humanidade
Mosteiro da Batalha

No dia 9 de Dezembro assinalou-se o 30º Aniversário da Inscrição do Mosteiro da Batalha na Lista do Património Mundial da Humanidade, pela Unesco. A sessão solene de abertura das comemorações realiza-se, no dia 14 de Dezembro, às 15h00, no auditório do Mosteiro da Batalha. A cerimónia prosseguirá às 16h00, na capela do Fundador, com a inauguração da exposição Milagre - Elogio aos Painéis de Nuno Gonçalves, da autoria de J. Rosa G. .

Para saber mais 

 

 

 

 

14 de Dezembro, das 11h00 às 16h30
Colóquio Ano Europeu dos Cidadãos no Museu Nacional de Arte Antiga
Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa

No dia 14 de Dezembro, sábado, entre as 11h00 e as 16h30, realiza-se no Museu Nacional de Arte Antiga,  o Colóquio Ano Europeu dos Cidadãos.
Gratuito, com inscrição prévia através do e-mail se@mnaa.dgpc.pt ou telf. 213 912 800. Entrada pela Rua das Janelas Verdes.
No caso de número insuficiente de inscritos, o Museu e o Ano Europeu dos Cidadãos reservam-se o direito de cancelar a actividade.

Para saber mais 

 

 

 

 

14 de Dezembro, às 14h30
Diálogos em pedra: da matéria-prima à obra de arte. Séculos XVII-XVIII
Museu Nacional Machado e Castro, Coimbra

Inaugura no Museu Nacional Machado de Castro, no sábado, dia 14 de Dezembro, às 14h30, a exposição Diálogos em pedra: da matéria-prima à obra de arte. Séculos XVII-XVIII.
Uma parceria entre o Museu Nacional Machado de Castro e o Museu da Pedra, em Cantanhede.

Para saber mais 

 

 

 

 

14 de Dezembro, às 18h00
O Repto da Europa
Centro de Reuniões do Centro Cultural e Belém, Lisboa

Inaugura no Centro de Reuniões do CCB, no dia 14 de Dezembro, às 18 horas, a exposição bibliográfica O Repto da Europa.
Esta exposição é composta por representações históricas de cidades europeias provenientes de três bibliotecas régias portuguesas – a Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra, a Biblioteca da Ajuda e o Museu-Biblioteca da Casa de Bragança, de Vila Viçosa, sendo posteriormente apresentada no Paço Ducal de Vila Viçosa e no Palácio Nacional de Mafra.
Estará patente ao público até 26 de Janeiro de 2014.

Para saber mais 

 

 

 

 

14, 15 e 17 de Dezembro
Concertos no Palácio Nacional da Ajuda
Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa

No âmbito da quadra natalícia que se aproxima, irão realizar-se alguns concertos no Palácio Nacional da Ajuda.
Entrada livre.

Violas, Violoncelos e Violinos do Moderno - Escola de Música do Colégio Moderno
14 de Dezembro, sábado, às 16h00, na Antiga Capela; 
15 de Dezembro, domingo, às 16h00, na Sala D. Luís

Dando continuidade à parceria entre o Palácio Nacional da Ajuda e a Antena 2, terá lugar mais um concerto com dois quartetos de cordas de excelência:
Quarteto de São Roque e Quarteto de Cordas de Sintra
17 de Dezembro, terça-feira, às 19h00
Concerto gravado para a Antena 2. 

Para saber mais 

 

 

 

 

15 de Dezembro, às 11h00
Último concerto do Ciclo Jovens Músicos Jovens Ouvintes
Sala do Capítulo do Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa

À semelhança dos anos anteriores, o Mosteiro dos Jerónimos / DGPC apresenta mais um Ciclo Jovens Músicos, Novos Ouvintes.
Este Ciclo, que tem tido grande adesão por parte do público que visita o Monumento, Património da Humanidade, desenvolve-se em duas temporadas: a temporada de Primavera (Abril, Maio e Junho) e a temporada de Outono (Outubro, Novembro e Dezembro).
Entrada livre. 

Último concerto:
15 de Dezembro - Conservatório de Artes de Loures

Para saber mais 

 

 

 

 

Até 15 de dezembro
Últimos dias da exposição Manuel José Herigoyen (1746-1817) vida e obra. Um arquiteto português no reino da Baviera 
Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa

Está patente até dia 15 de Dezembro, no Antigo Refeitório do Mosteiro dos Jerónimos, a exposição Manuel José Herigoyen (1746-1817) vida e obra. Um arquiteto português no reino da Baviera.

Nomeado Alto-Comissário das Obras Régias da Baviera no ano de 1810, Manuel José Herigoyen detém, na história da arquitectura alemã, uma posição de reconhecida e consolidada importância, constando o seu nome da lista de uma geração de arquitectos de eleição.
Nascido em Portugal em 1746, onde o seu nome é desconhecido, é objectivo primordial deste projecto, a divulgação do seu legado de autor, bem como do seu contributo para a história da arquitectura europeia.

Para saber mais

 

 

 

 

15 e 22 de Dezembro
A Loja dos Sonhos
Museu Nacional do Teatro, Lisboa

Nos dias 15 e 22 de Dezembro, a Companhia Cativar apresenta no Museu Nacional do Teatro o espectáculo infantil A Loja dos Sonhos, uma peça sobre a história e as lendas do Natal, onde o humor, a amizade e a alegria são uma constante.
Dia 15, às 10h30 e 15h30
Dia 22, às 10h30
Público-alvo: 2 aos 10 anos
Marcação Prévia:
Tel. 912 346 002 ou cativar@cativar.com
Bilhete: 6 €/pessoa 

Para saber mais

 

 

 

 

16 de Dezembro
Frei Luís de Sousa no Panteão Nacional
Panteão Nacional, Lisboa

O Panteão Nacional apresenta de novo este ano, às segundas-feiras às 11h00 e 15h00, o espectáculo Frei Luís de Sousa de Almeida Garrett, uma produção de Éter Produção Cultural, com música original de David Martins e encenação de Filomena Oliveira.
Espectáculo sujeito a reservas através do telefone 218 854 820 ou do email geral@panteao.dgpc.pt .
Preço dos bilhetes: 8€ (por cada 15 bilhetes, oferta de um convite)
Datas dos espectáculos ainda disponíveis: 16 de Dezembro; 6,13, 20, e 27 de Janeiro e 3 de Fevereiro.

Para saber mais

 

 

 

 

16 a 20 de Dezembro
Férias de Natal no Museu Nacional do Traje
Museu Nacional do Traje, Lisboa

De 16 a 20 de Dezembro, o Museu Nacional do Traje tem previstas actividades para as férias de Natal dos mais jovens, que incluem oficinas para reciclagem de objectos e criação de presentes.

2ª a 6ª feira, das 10h00 às13h00*: Fazer presentes está na Moda!
2ª a 6ª feira, das 14h00 às 17h30*: Dizer adeus ao Ano Velho!

Público-alvo: 5 aos 15 anos (actividades adequadas a cada faixa etária).
Preço: 49 euros
Nº de participantes: entre 10 e 15.
Inscrições e Informações:
Isabel Avillez
isabel.avillez@mapadasideias.pt
Tlm.: 935 274 596 - Tel.: 214 262 650

*Possibilidade de receber os participantes meia hora antes e depois das actividades e de acompanhá-los durante a hora de almoço.

Para saber mais 

 

 

 

 

17 de Dezembro, às 18h30
O Exótico nunca está em casa? A China na Faiança e no Azulejo Portugueses (séculos XVII-XVIII)
Museu Nacional do Azulejo, Lisboa

Inaugura no Museu Nacional do Azulejo, no dia 17 de Dezembro, Terça-feira, pelas 18h30, a exposição temporária O Exótico nunca está em casa? A China na Faiança e no Azulejo Portugueses (séculos XVII-XVIII).
Esta exposição pretende assinalar os 500 anos dos contactos luso-chineses, iniciados com o desembarque de Jorge Álvares no sul da China, em 1513, através de um conjunto de 75 peças provenientes do acervo do MNAz e de outras instituições e colecções particulares.

Para saber mais 

 

 

 

 

A partir de 17 de Dezembro
Reabertura ao público da Sala dedicada à azulejaria dos séculos XV e XVI
Museu Nacional do Azulejo, Lisboa

No dia 17 de Dezembro, terça-feira, o Museu Nacional do Azulejo reabre ao público a sala dedicada à azulejaria do século XVI, com nova apresentação museográfica, após trabalhos de renovação, conservação e restauro aí realizados.
Os vários núcleos expositivos mostram desde os pavimentos cerâmicos do século XV até à azulejaria europeia na nova técnica da faiança, da segunda metade do século XVI, passando por inúmeros exemplares com motivos islâmicos, góticos e renascentistas.
Algumas das peças agora apresentadas são novidades que resultaram do trabalho de inventariação levado a cabo pelo Projecto Devolver ao Olhar.
As técnicas utilizadas na realização destes azulejos são também explicadas em três vitrinas.

Para saber mais 

 

 

 

 

19 de Dezembro, às 14h00
Inauguração da exposição Leite de Vasconcelos: Vida e Obra
Palácio de São Bento, Lisboa

No âmbito das comemorações do 120º aniversário da fundação do Museu Nacional de Arqueologia, no dia 19 de Dezembro, às 14h00, inaugura no átrio principal do Palácio de São Bento a exposição José Leite de Vasconcelos: Vida e Obra.

No final da cerimónia decorrerá o lançamento d'O Arqueológo Português, Suplemento intitulado Manuel Heleno: pioneiro do ensino e da investigação arqueológica em Portugal (1923-1964), editado em parceria entre a DGPC/MNA e a IN-CM.

 

Para saber mais 

 

 

 

 

Até 30 de Março de 2014
Rubens Bruegel Lorrain- A Paisagem Nórdica do Museu do Prado no Museu Nacional de Arte Antiga
Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa

Está patente ao público no Museu Nacional de Arte Antiga, a exposição Rubens Bruegel Lorrain - A Paisagem Nórdica do Museu do Prado, que apresenta 57 pinturas de grandes mestres do século XVII. Trata-se da primeira mostra em Portugal com obras exclusivamente do Prado, um dos mais importantes museus do mundo.
A colecção de paisagens flamengas e holandesas do Prado conta com inquestionáveis obras-primas de alguns dos seus principais representantes, pintores que foram responsáveis pela consolidação da paisagem como género pictórico autónomo.
As colecções reais espanholas são o núcleo original de onde provém a maioria dos quadros que compõem a exposição do MNAA.
A actual exposição resulta de um convénio histórico assinado entre os dois museus, que tem como objectivo a realização de projectos conjuntos que promovam o conhecimento de ambas as colecções.

Para saber mais 

 

 

 

 

Lojas dos Museus e Monumentos
Onde os presentes têm História.

Ao fazer as suas compras de Natal
nas lojas dos museus e monumentos
está a contribuir para a recuperação e preservação
do nosso Património Cultural

Leve consigo a História do nosso Património.
Visite as nossas lojas, visite os nossos museus e monumentos.


Artigos disponíveis nas lojas DGPC aqui e aqui.

Desconto válido para as publicações assinaladas e não acumulável com outros descontos.  

 

 

 

 

 

 

 

 

Classificação do Património
Novos Diplomas de Classificação e de Fixação de ZEP

Foram publicados no Diário da República, nº 240, Série II, de 11 de Dezembro novos diplomas de classificação e de fixação de ZEP:

Portaria n.º 883/2013
Presidência do Conselho de Ministros - Gabinete do Secretário de Estado da Cultura classifica como sítio de interesse público a Villa Romana do Montinho das Laranjeiras, na margem direita do rio Guadiana, entre Montinho das Laranjeiras e Laranjeiras, União das Freguesias de Alcoutim e Pereiro, concelho de Alcoutim, distrito de Faro.

Portaria n.º 884/2013
Presidência do Conselho de Ministros - Gabinete do Secretário de Estado da Cultura classifica como monumento de interesse público a Casa da Quintã, no lugar de Quintão, freguesia de Esporões, concelho e distrito de Braga.

Portaria n.º 885/2013
Presidência do Conselho de Ministros - Gabinete do Secretário de Estado da Cultura classifica como monumento de interesse público o Convento de Santo António, em Vila Cova de Alva, União das Freguesias de Vila Cova de Alva e Anseriz, concelho de Arganil, distrito de Coimbra, e fixa a zona especial de protecção do mesmo monumento.

Portaria n.º 886/2013
Presidência do Conselho de Ministros - Gabinete do Secretário de Estado da Cultura fixa a zona especial de protecção das Grutas da Quinta do Anjo, na Quinta do Anjo, freguesia da Quinta do Anjo, concelho de Palmela, distrito de Setúbal.

Portaria n.º 887/2013
Presidência do Conselho de Ministros - Gabinete do Secretário de Estado da Cultura classifica como monumento de interesse público a Casa de Manoel de Oliveira, na Rua da Vilarinha, 431 a 475, Porto, União das freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, concelho e distrito do Porto, e fixa a zona especial de protecção do mesmo monumento.

Portaria n.º 888/2013
Presidência do Conselho de Ministros - Gabinete do Secretário de Estado da Cultura classifica como monumento de interesse público o Palácio da Galeria, na Rua da Galeria, na Calçada de D. Ana e no Largo de D. Ana, Tavira, União das Freguesias de Tavira (Santa Maria e Santiago), concelho de Tavira, distrito de Faro.

Para saber mais

 

 

 

 

 www.patrimoniocultural.pt

 


Mensagem anterior por data: Re: [Archport] Cultura tem gente a mais! E não tem secretaria! Próxima mensagem por data: [Archport] Fwd: Avaliação para site
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Newsletter Património Cultural Nº 73 Próxima mensagem por assunto: [Archport] Newsletter Património Cultural Nº 75