Museu Arqueológico do Fundão
premiado pela APOM
O Museu Arqueológico Municipal do Fundão foi distinguido, no passado dia 13 de Dezembro, pela Associação Portuguesa de Museologia, com o primeiro prémio, ex-aequo com o Museu da Música, para Melhor Incorporação, referente à monumental Estela da Idade do Bronze Final.
A cerimónia de entrega dos prémios realizou-se no Museu das Comunicações, em Lisboa, e contou com a presença de diversas entidades do panorama museológico nacional, também galardoadas.
O prémio de Melhor Incorporação premeia as boas práticas dos Museus, nos domínios da salvaguarda, preservação e valorização do património. Em tempo recorde o Museu estudou, fez o levantamento iconográfico, protocolou com os proprietários a cedência, trasladou, realizou a sua incorporação, musealizou e fez a apresentação científica à comunidade de uma importante Estela do Bronze Final, que data de cerca de 3000 anos e que estava em perigo de se perder.
Recorde-se que o Museu já havia sido distinguido pela APOM em 2008, com a atribuição de uma menção honrosa para Melhor Museu Português, o mais importante galardão atribuído por esta associação. Em 2010 foi também agraciado com o prémio de Melhor Trabalho sobre Museologia, prémio atribuído à Revista Eburobriga, e em 2011 com Melhores Serviços de Extensão Cultural, premiando a acção pedagógica que o Museu tem desenvolvido.
Com este prémio, o Museu Arqueológico Municipal do Fundão passa a ser um dos museus mais premiados do país.
Mensagem anterior por data: [Archport] Aula aberta FCSH-UNL: Prof. Doutor Vítor Oliveira Jorge | Próxima mensagem por data: [Archport] Publicações |
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Prémio Manuel Coutinho, até 31 de Março | Próxima mensagem por assunto: [Archport] Prémio Museu Europeu do Ano 2012 |